Todos os animais que se desenvolvem e vivem na terra, e que não dependem da água para sobreviver, são chamados de animais terrestres. Entre os animais que vivem e sobrevivem em terra firme, podemos citar o urso, o leão, os cachorros, a zebra e tantas outras espécies.
PODEMOS CLASSIFICAR OS ANIMAIS DE ACORDO COM O AMBIENTE EM QUE ELES VIVEM E A SUA FORMA DE LOCOMOÇÃO. OS ANIMAIS QUE VIVEM EM TERRA FIRME SÃO CHAMADOS DE TERRESTRES. ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS.
ANIMAIS TERRESTRES. OS ANIMAIS QUE SE DESENVOLVEM E VIVEM NA TERRA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS TERRESTRES. ELES PODEM VIVER NA FLORESTA, DESERTO, FAZENDA… ... OS ANIMAIS QUE NASCEM E VIVEM NA ÁGUA SÃO CHAMADOS DE ANIMAIS AQUÁTICOS.
Na verdade, existem animais terrestres que também vivem no meio aquático, como o hipopótamo, os jacarés e os crocodilos e algumas aves como patos ou gansos. Há animais aquáticos que respiram com pulmões e isso lhes permite adaptar-se a um habitat terrestre, como acontece com os elefantes marinhos e as focas.
Todos os animais que vivem total ou parcialmente sobre a terra podem ser considerados terrestres. O Brasil é um país que possui uma biodiversidade enorme. Considerando apenas os biomas terrestres brasileiros, podemos destacar a floresta amazônica, a mata atlântica, o cerrado, a caatinga e os campos do sul.
Os animais que vivem no ar são chamados de aéreos.
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
Os animais aquáticos podem viver tanto em ecossistemas de água doce quanto em ecossistemas de água salgada. Cada um possui suas características próprias. E, na maioria das vezes, os animais aquáticos não conseguem sobreviver em um ecossistema diferente do seu habitat original.
Vivem em ambientes aquáticos ao redor de todo o mundo, exceto na Antártica. São onívoros e apresentam bicos com lamelas filtradoras que filtram o plâncton de águas lênticas.
Os dois tipos principais de habitat são os terrestres (em terra) e os aquáticos (na água). Entre os muitos tipos de habitat terrestres figuram as florestas tropicais, os desertos e as montanhas.