Existem pelo menos sete alótropos do carbono, que são: grafita (alfa e beta), diamante, lonsdaleíta (diamante hexagonal), caoíta, carbono (VI) e os fulerenos. Entre esses, somente duas formas alotrópicas são naturais: grafita e diamante.
Alotropia é a propriedade que alguns elementos químicos têm de formar uma ou mais substâncias simples diferentes. São alótropos: carbono, oxigênio, fósforo e enxofre. O carbono possui dois alótropos: o diamante e o grafite.
Alotropia do Ferro Possuem propriedades físicas distintas, como magnetismo e capacidade de incorporar carbono na formação de ligas metálicas. Em síntese, a alotropia acontece quando um único elemento pode formar mais de uma substância simples, seja ela mudando a atomicidade ou a estrutura cristalina.
Os átomos de Carbono podem se unir de várias formas diferentes, formando inúmeras substâncias, a esta propriedade denominamos de Alotropia. O diamante, o grafite e o fulereno são alótropos do carbono e se diferem pelo arranjo geométrico.
É a propriedade que os átomos têm de originar uma ou mais substâncias simples e diferentes, através do compartilhamento de elétrons. Esta variação recebe o nome de variedades alotrópicas do elemento.
O carbono é um composto tetravalente, ou seja, é capaz de realizar quatro ligações químicas covalentes com outros átomos.
O oxigênio tem dois alótropos principais, o gás oxigênio (O2) e o Ozônio (O3). O O2 é de longe o alótropo mais estável; O3 praticamente não existe nas condições naturais na zona habitável do planeta Terra.
Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são: H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.
A alotropia ocorre quando um elemento químico origina duas ou mais substâncias simples diferentes entre si. Alguns exemplos são: carbono, oxigênio, enxofre e fósforo.
Um exemplo de elemento químico que sofre alotropia é o estanho: Ele pode se organizar em uma estrutura tetragonal de corpo centrado (imagem à esquerda), denominado estanho branco ou em uma estrutura cúbica semelhante à do diamante (imagem à direita), caracterizando o estanho cinza.