Oceanos e mares Quanto à penetração de luz, o ambiente marinho possui três regiões distintas: zona eufótica – região mais superficial que recebe maior quantidade de luz solar; zona disfótica – região pouco iluminada; zona afótica – iluminação totalmente ausente.
- Quanto à gradação de luz, o ambiente marinho de divide em: zona eufótica e zona afótica: ... - Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal.
Zona batial→ localizada abaixo da zona nerítica, situa‐se entre 200 a 2000 metros de profundidade. Zona abissal→ ambiente marinho mais profundo, situada entre 2000 metros de profundidade e o substrato oceânico, sendo uma região totalmente afótica (sem luz), onde habitam poucas formas de vida.
A zona eufótica ou fótica, é uma região bem iluminada, que vai da superfície da água até de 200 cm de profundidade. Nessa região há muitos organismos fotossintetizantes, com algas, que são produtores na cadeia alimentar. Consequentemente , essa também é uma zona rica em consumidores, como invertebrados e peixes.
Em oceanografia chama-se zona nerítica ou província nerítica à região dos oceanos que corresponde ao relevo da plataforma continental e à camada de água situada sobre ela e que não sofre a influência das marés.
Os ecossistemas marinhos surgiram e representam uma dessas ramificações, aonde se encaixam planícies abissais, regiões polares, mares profundos, fontes hidrotermais, manguezais, mares abertos, costões rochosos, oceanos, restingas, praias arenosas, e todo organismo que viva nesses ambientes.
O ambiente marinho, também denominado de talassociclo, representa o conjunto de ecossistemas de água salgada, abrangendo aproximadamente 70% da superfície do planeta, sendo considerado o maior ambiente da biosfera.
Resposta: O Mar ( em ciências denominado como crosta oceânica), É um local cheio de água, hábitado por algas marinhas , peixes, várias espécies venenosas , tubarões, tartarugas etc .
– Zona Eufótica: bem iluminada e por isso rica em algas (seres autótrofos) e animais. – Zona Disfótica: pouco iluminada; a "perda" da luminosidade ocorre devido a absorção mais rápida dos comprimentos de onda longos (vermelho e amarelo) e mais lenta dos comprimentos de onda curtos (verde e azul).
O ambiente marinho, também denominado de talassociclo, representa o conjunto de ecossistemas de água salgada, abrangendo aproximadamente 70% da superfície do planeta, sendo considerado o maior ambiente da biosfera.