Significado de Caducidade substantivo feminino Estado do que se tornou ineficaz ou perdeu a validade; diz-se da ação que prescreveu. [Jurídico] Eliminação ou perda de um direito, de um bem ou propriedade, geralmente quando não há herdeiros ou donos. ... Etimologia (origem da palavra caducidade). Caduco + idade.
O que se entende por encampação e caducidade?
Encampação, no Direito Administrativo, consiste na retomada coercitiva do serviço pelo poder concedente. Ocorre durante o prazo da concessão e por motivo de interesse público. ... Já a caducidade pode ser conceituada como a extinção da concessão por inadimplência/ilegalidade praticada pela concessionária: Art.
O que é declaração de caducidade?
A inexecução total ou parcial do contrato acarretará, a critério do poder concedente, a declaração de caducidade da concessão ou a aplicação das sanções contratuais, respeitadas as disposições deste artigo, do art. ... 27, e as normas convencionadas entre as partes.
O que é a caducidade de uma lei?
Dizemos que a "lei caducou" ou "a lei apresenta caducidade", ou seja, foi revogada de modo indireto, tácito. Então, ocorre caducidade quando a lei posterior torna insubsistente o ato administrativo que, no momento da expedição.
Qual é a diferença entre cassação e caducidade?
A caducidade é a extinção do ato administrativo quando a situação nele contemplada não é mais tolerada pela nova legislação. ... A cassação é a extinção do ato administrativo por descumprimento das condições fixadas pela Administração ou ilegalidade superveniente imputada ao beneficiário do ato.
Quais as formas de extinção do ato administrativo?
EXTINÇÃO NATURAL. O ato se desfaz em decorrência do seu mero cumprimento. ...
EXTINÇÃO SUBJETIVA. O próprio sujeito beneficiário do ato desaparece. ...
EXTINÇÃO OBJETIVA. O objeto do ato desaparece. ...
RENÚNCIA. O beneficiário abre mão dos efeitos do ato. ...
CADUCIDADE. ...
CONTRAPOSIÇÃO. ...
CASSAÇÃO. ...
REVOGAÇÃO.
Quando ocorre a caducidade?
Decaimento ou caducidade é modalidade de extinção do ato administrativo que ocorre em razão de mudança normativa que afeta supervenientemente a existência e compatibilidade do ato com o ordenamento jurídico.
Qual a excepção da caducidade?
Excepcionando, alegou o Estado a excepção da incompetência em razão da matéria (excepção dilatória) e a excepção de caducidade nos termos da Base XXXVIII da Lei n. 2127 (excepção peremptória), e, impugnando, alegou que o acidente se deveu a culpa do Autor sinistrado. Acabou o Estado pedindo a sua absolvição.
Qual é a caducidade em Direito?
Caducidade, em direito, é o estado a que chega todo o ato jurídico tornando-se ineficaz em consequência de evento surgido posteriormente. É o estado daquilo que se anulou ou que perdeu valia, tida, até então, antes que algo acontecesse.
Quando começa o prazo de caducidade?
Os prazos de caducidade começam a correr a partir do momento em que o direito podia ser exercido. É usual o legislador fixar a data a partir da qual começa a correr o prazo de caducidade (por exemplo, o caso previsto no n.º 1 do artigo 287.º do Código Civil). O decurso do prazo de caducidade não pode, em regra, ser suspenso ou interrompido.
Como a caducidade pode ser conceituada?
Já a caducidade pode ser conceituada como a extinção da concessão por inadimplência/ilegalidade praticada pela concessionária: Art. 38.