Utilitarismo é uma teoria filosófica que busca entender os fundamentos da ética e da moral a partir das consequências das ações. Neste caso, o utilitarismo consiste na ideia de que uma ação só pode ser considerada moralmente correta se as suas consequências promoverem o bem-estar coletivo.
Para Mill,10 na doutrina utilitarista "a felicidade é desejável, e a única coisa desejável, enquanto finalidade; todas as outras coisas são desejáveis como meios para esse fim. ... As ações corretas são as que produzem o maior equilíbrio possível entre felicidade e infelicidade.
O utilitarismo é uma doutrina que avalia a moral e, sobretudo, as consequências dos atos humanos. Caracteriza-se pela ideia de que as condutas adotadas devem promover a felicidade ou prazer do coletivo, evitando assim as ações que levam ao sofrimento e a dor.
Bentham ilustra o conceito de comunidade de forma bem clara, pois, para ele, a comunidade é um corpo formado por indivíduos que constituem os seus membros tendo por finalidade a soma dos interesses desses membros. 1. A relação de domínio do prazer e da dor; 2.
Princípio de otimização - O utilitarismo exige a maximização do bem-estar geral, o que não se apresenta como algo facultativo, mas sim como um dever. ... O bem-estar de cada um tem o mesmo peso dentro do cálculo do bem-estar geral. Este princípio é compatível com a possibilidade de sacrifício.
John Stuart Mill Ele adicionou ao utilitarismo a noção de qualidade. A partir de Mill, o utilitarismo passou a ser visto como uma doutrina que visa ao maior benefício ao maior número de pessoas possível e, quando necessário, o menor sofrimento possível.
Para Mill,10 na doutrina utilitarista "a felicidade é desejável, e a única coisa desejável, enquanto finalidade; todas as outras coisas são desejáveis como meios para esse fim. ... As ações corretas são as que produzem o maior equilíbrio possível entre felicidade e infelicidade. Ele separa a felicidade em dois grupos.
Jeremy Bentham Pode-se conceituar o utilitarismo como o entendimento segundo o qual o ser humano busca sempre o prazer e evita a dor, ou seja, visa sempre ao próprio bem-estar. Uma ação será útil, portanto, quando maximizar a felicidade que alguém pode alcançar.
Características do Utilitarismo O modelo filosófico utilitarista caracteriza-se por abranger o moral e o ético da ação útil como a mais correta. Partindo deste pressuposto, a busca é por ações consideradas úteis, da procura pelo prazer como característica importante.