São diversas as variedades de pancs e cada região do país tem suas espécies mais populares. As mais conhecidas são ora-pro-nóbis, chicória-do-campo, taioba, azedinha, peixinho, dente-de-leão, hibisco e serralha.
Pancs é acrônimo para plantas alimentícias não convencionais. ... As Pancs abrangem desde plantas nativas e pouco usuais até exóticas e silvestres com uso alimentício direto (na forma de fruto ou verdura) e indireto (amido, fécula ou óleo).
Plantas Alimentícias Não Convencionais (conhecidas como PANCs) são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, não consumidas em larga escala ou utilizadas apenas em determinada região. Um exemplo é a Vitória-régia, planta com fruto alimentício pouco conhecido.
Elas são ricas em diversos nutrientes, fontes de várias vitaminas que não conhecemos. ... As maiores vantagens das PANCs são trazer uma maior diversidade de nutrientes para a nossa alimentação. Como são naturais, podem ser mais fáceis de cultivar, mais frescas e livre de agrotóxicos.
A verdade é que tudo foi PANC um dia. A alface, por exemplo, era conhecida como planta medicinal. Só depois de muitos anos que passaram a utilizá-la na salada, como espécie comestível", afirma Valdely....
Malvaviscus arboreus Cordia verbenacea Plantas Alimentícias Não Convencionais/Espécies representativas
As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, são os vegetais ou porções de plantas comestíveis que usualmente não são consumidos no dia a dia da população. Muitas plantas são consideradas sem uso pela população, apenas identificadas como mato, praga ou erva daninha.
Já aquelas com consistência mais fibrosa ou pilosa, como o peixinho e o assa peixe, devem ser empanados. "É sempre bom experimentar a PANC escolhida para, a partir do sabor, definir a quantidade a ser colocada. Dependendo do grau de maturação da planta, muitas ficam com sabor pronunciado e consistência fibrosa.
Já as folhas devem ser lavadas uma a uma, dos dois lados, em água corrente. Realize a higienização: No processo de higienização deve-se retirar folha por folha, eliminando as amassadas, murchas ou com ranhuras, lavar folha a folha em água corrente.
Consideradas "daninhas" em diversas regiões do país, essas espécies fazem parte de uma seleção ainda pouco difundida, mas com um enorme potencial nutritivo: as PANCs....