Disciplinas Eletivas são disciplinas escolhidas pelos estudantes que NÃO FAZEM parte do perfil curricular do curso. Não há possibilidade e aproveitamento dessas disciplinas para integralização curricular.
"A ideia da Eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida, além de se interessar pelo diferente, conhecer novos rumos e alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diversos e novas possibilidades de atuação", avalia Rossieli Soares, secretário da Educação.
As optativas devem compor a matriz curricular do curso e computar horas aula da carga horária total e as eletivas são matérias que não compõem a grade curricular da graduação.
Relativo a eleição (ex.: congresso electivo ; processo electivo ). 2. Que se alcança ou é feito por eleição (ex.: cargo electivo ). ... [ Medicina ] Que resulta de uma escolha ou opção terapêutica e não de uma urgência ou emergência (ex.: internamento electivo ).
Disciplinas eletivas: São disciplinas ofertadas em uma relação da qual o estudante pode escolher as que deseja cursar para cumprir a carga horária mínima, que será computada para a integralização do curso. ... Disciplinas optativas: As disciplinas optativas não integram o currículo mínimo e não são obrigatórias.
São 4 opções de eletivas, no meu caso: Cultura Empreendedora (tenho curso do SEBRAE), Sustentabilidade (provavelmente poderia dar aula desse assunto), Propriedade intelectual, direito e ética, História dos povos indígenas e afro-descendentes e Psicologia da comunicação, todas com 44 horas de carga horária.
O que as eletivas devem possibilitar ao aluno Exercitar suas escolhas para aprimorar a autonomia e o protagonismo.
Em "Optativa Livre USP" e "Extracurricular", é possível buscar as disciplinas oferecidas por Unidade, pela sigla ou parte do nome. O sistema pode sugerir diversas turmas para uma mesma disciplina. Para consultar informações como o horário, o docente e o número de vagas, clique no número da turma.
Para complementar a sua formação, o aluno deve cursar disciplinas optativas em um total de 48 créditos-aula, que totalizem o número de créditos-aula mínimo de 160. Disciplinas optativas não devem superpor conteúdos já cursados e aproveitados no histórico escolar do aluno.