Exemplos de línguas mortas
Ouça em voz altaPausarLíngua viva é a que se fala normalmente, por ex. as dos diversos países, mesmo que não seja a nacional, como tanto sucede com o inglês. Língua morta ou extinta é aquela que só artificialmente é usada, mas que deixou de o ser nos países originários. É o caso do latim, por ex., ou do grego clássico e do sânscrito.
Ouça em voz altaPausarA principal razão pela qual o latim é uma língua morta é histórica. O latim não é mais usado, simplesmente porque o Império de Roma não existe mais. ... Propagar o latim também era para o poder romano uma ferramenta de resistência contra a influência dos gauleses e das línguas germânicas do norte.
Ouça em voz altaPausarSempre ouvimos falar sobre a língua morta a qual deu origem diversas palavras do nosso cotidiano. Mas, nunca soubemos ao certo quando foi o dia de seu óbito. A queda do Império Romano do Ocidente, em 476, marca o início do fim do Latim.
Ouça em voz altaPausarNos últimos 10 anos, desapareceram mais de 100 línguas; outras 400 estão em situação crítica e 51 são faladas por uma única pessoa. A cada 14 dias morre uma língua, de acordo com a Unesco. Se continuar assim, metade das 7.000 línguas e dialetos falados hoje no mundo se extinguirão ao longo deste século.
Ouça em voz altaPausarMas, dos 216 idiomas contados pelo Ethnologue, 57 pararam de ser transmitidos entre gerações, 99 são falados apenas por anciões e estão morrendo, enquanto 22 foram extintos nas últimas décadas e são irrecuperáveis.
Ouça em voz altaPausarPor que se fala que a língua é viva? A língua é viva porque está sendo usada sempre, em vários contextos, em várias situações, o que faz com que ela tenha novos usos e novas possibilidades. Isso acontece tanto no espaço quanto no tempo.
Ouça em voz altaPausarLíngua oficial é a língua considerada como própria de um país. Por exemplo, a língua portuguesa (ou português) é a língua oficial do Brasil, assim como o francês é a língua oficial da França, etc.
Ouça em voz altaPausarO Latim não é uma língua morta, como dizem diversos estudiosos sobre o assunto. No Vaticano, apesar de seu tamanho, tem como idioma oficial o Latim em pronúncia Centum (grupo foneticamente encontrado o Latim – leia-se Kéntum).
Ouça em voz altaPausarO latim é língua comum há 2000 anos Mas durante 2000 anos, o latim de Cícero foi usado e foi a língua comum por 2000 anos, para a ciência, teologia, filosofia, direito, poesia, teatro, enfim, as mais diversas áreas.