Os anticoagulantes incluem heparina não-fracionada, heparinas fracionadas, também chamadas de baixo peso molecular, como enoxaparina, nadroparina, certoparina, longiparina, dalteparina, ardeparina, bemiparina, reviparina e tinzaparina, heparinóides e anticoagulantes orais.
Heparinas de baixo peso molecular (HBPM), representam o padrão ouro para profilaxia de tromboembolismo pós cirúrgico.
A heparina não-fracionada exerce seu efeito anticoagulante principalmente por sua ação contra a trombina (fator II), enquanto as heparinas de baixo peso molecular exercem principalmente atividade contra o fator X.
HNF e HBPM exercem a sua ação anticoagulante através da ativação da antitrombina III, que tem a sua atividade acelerada em até 1.000 vezes no sentido de inibir os fatores da coagulação IIa e Xa e, em menor proporção, IXa, XIa e XIIa.
A Heparina Não Fracionada (HNF) é comumente utilizada associação com agentes antiplaquetários no tratamento das síndromes coronarianas agudas. Já as Heparinas de Baixo Peso Molecular (HBPB) – Enoxaparina, dalteparina e tinzaparina – são aprovadas para utilização em prevenção e tratamento de trombose venosa profunda.
Heparinas de baixo peso molecular (HBPM) são fragmentos de HNF obtidos por despolimerização química ou enzimática com peso molecular variando de 1.000 a 10.000 dáltons, média de cerca de 5.000 dáltons(8).
A heparina é um anticoagulante utilizado para prevenir a formação de coágulos de sangue (trombos) que podem se formar no circuito do aparelho de hemodiálise.
Ato de tratar com heparina para aumentar o tempo de coagulação e/ou a incoagulabilidade do sangue.
É a formulação química. A enoxaparina é de baixo peso molecular. E heparina é não fracionada. As duas formulas tem indicaçoes de uso semelhantes, mas seu médico saberá qual a mais adequada p cada caso.
A heparina não fracionada (HNF) é um inibidor indireto da trombina que se liga a antitrombi- na, convertendo este cofator em um rápido inativador de trombina, fator Xa e em menor ex- tensão, fatores XIIa, XIa e IXa.