Os Sindicatos têm cinco funções básicas que norteiam a sua ação: negociação, assistencial, arrecadação, colaboração e representação. ... A CLT determina ao sindicato diversas atividades assistenciais, como a educação; saúde: colocação; lazer e fundação de cooperativas e serviços jurídicos.
Um Sindicato é uma associação de trabalhadores tendo como função defender os seus interesses e direitos profissionais e de sua cidadania. ... Toda a ação sindical é um contributo dos trabalhadores não apenas para a defesa dos seus próprios interesses, como também para o desenvolvimento da própria sociedade.
Os sindicatos têm o papel de defender os interesses coletivos da categoria e os individuais dos seus integrantes também através da participação como parte nos processos judiciais em dissídios coletivos destinados a resolver os conflitos jurídicos e interesses da categoria.
A principal função (e prerrogativa) dos sindicatos é a de representação, no sentido amplo, de suas bases trabalhistas. "O sindicato organiza-se para falar e agir em nome de sua categoria; para defender seus interesses no plano da relação de trabalho e, até mesmo, em plano social mais largo".
Na prática, os sindicatos realizam a negociação de acordos coletivos, dissídios, orientam sobre questões jurídicas, participam da elaboração de leis que impactam o setor, recebem e encaminham denúncias de más práticas a ministérios públicos e órgãos competentes.
Entretanto, os sindicatos também são criados para os proprietários dos negócios, chamados de sindicatos patronais. Dessa forma, ele representa os empregadores e seu principal objetivo é proteger seus interesses sociais, políticos e econômicos.
Os sindicatos são importantes na vida dos trabalhadores porque negociam para o conjunto dos trabalhadores, e não apenas para os sindicalizados. Portanto, se você ainda não é sócio(a) do sindicato, associe-se. Venha somar e fortalecer a nossa luta!