A fase da toxicocinética é caracterizada como sendo a ação que o organismo realiza sobre a substância toxicante. Atua em 04 níveis distintos e consecutivos: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
Fase da toxicocinética: absorção, distribuição, metabolismo e excreção de toxicantes. 3. Toxicodinâmica: conceito e finalidades do estudo dos mecanismos de ação de toxicantes.
AGENTE TÓXICO, TOXICANTE OU XENOBIÓTICO: Substância química, de estrutura química definida, capaz de produzir um efeito nocivo (efeito tóxico) através de sua interação com um organismo vivo.
Em pH do meio igual ao seu, o fármaco tende a ser melhor absorvido, porém, ao encontrar um meio com pH diferente, tende a sofrer ionização, tornando-se hidrossolúvel e aumentando sua taxa de eliminação. Muitos fármacos são ácidos ou bases fracos, sendo, portanto, lipossolúveis e de difícil eliminação.
Fase Toxicocinética: corresponde ao período de "movimentação" do agente tóxico no organismo. Nesta fase destacam-se os processos de absorção, armazenamento, biotransformação e eliminação do agente tóxico ou de seus metabólitos pelo organismo.
TOXICOLOGIA Quatro fases:- 1. Exposição,- 2. Toxicocinética,- 3. Toxicodinâmica- 4.
Fase de Exposição: corresponde ao contato do agente tóxico com o organismo. Nessa fase é importante considerar, entre outros fatores, a via de incorporação do agente tóxico, a dose ou concentração do mesmo, suas ou concentração do mesmo, suas propriedades físico-quimicas, bem como o tempo do qual se deu a exposição.
A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele.
A quantidade de um agente tóxico que será absorvida pelo organismo, quando a penetração se dá pela via respiratória, depende de alguns fatores, tais como: concentração do agente tóxico no ar; taxa de respiração; (quantidade de ar respirada, que depende da taxa de metabolismo); solubilidade do material no sangue ( ...