A atelectasia é o colapso reversível do tecido pulmonar com perda de volume; as causas comuns incluem compressão intrínseca ou extrínseca das vias respiratórias, hipoventilação e um tubo endotraqueal mal posicionado.
A atelectasia esparsa é causada por processos de enchimento alveolar, tais como hemorragia e edema. A atelectasia passiva, de relaxamento, ou compressiva ocorre quando o pulmão retrai-se a um volume menor devido a líquido ou ar no espaço pleural adjacente.
A fisioterapia respiratória é essencial no tratamento no quadro de atelectasia, utilizando-se técnicas e manobras eficazes de expansão pulmonar como: compressão-descompressão, vibrocompressão, e expiração lenta prolongada, entre outras que podemos reverter o quadro de atelecatsia.
A atelectasia pode surgir por mecanismos diferentes. O acúmulo de secreções nos brônquios pode bloquear a passagem do ar, levando ao colapso parcial ou total do pulmão afetado. Quando algum objeto, inadvertidamente, entra na via aérea e chega ao brônquio, a atelectasia poderá ocorrer.
Atelectasia (do grego ἀτελής, "incompleto" + ἔκτασις, "extensão") ou colapso pulmonar é o colapso de um segmento do pulmão alterando a relação ventilação/perfusão. Geralmente ocorre quando a via respiratória está bloqueada e as áreas não colapsadas costumam tentar compensar aumentando a oxigenação.
Quando existe atelectasia de todo o pulmão observa-se a opacidade de todo o hemitórax, acompanhando-se de desvio do mediastino para o lado afectado, e elevação da hemicúpula diafragmática. Nota-se também hiperinsuflação do pulmão contralateral, com aumento do espaço retro-esternal no RX de perfil.
Quando os alvéolos pulmonares sofrem um colapso, se fechando e ficando sem ar em seu interior, o indivíduo apresenta um quadro médico conhecido como atelectasia.
Atelectasia Obstrutiva Acontece quando alguma substância ou corpo estranho impede a passagem do ar para os pulmões ou para um segmento deles. Essa obstrução faz com que um conjunto de alvéolos tenha seu suprimento ventilatório diminuído e, consequentemente, entrem em colapso, colabando.
A fisioterapia respiratória atua na prevenção e no tratamento da atelectasia, que deve ser definido após avaliação minuciosa da causa e gravidade do quadro apresentado pelo paciente, e tem como objetivo primordial o recrutamento alveolar para que o gradiente ventilação/perfusão seja normalizado, assim como a atuação na ...
A causa principal da atelectasia é a obstrução de um brônquio principal, uma das duas das ramificações da traqueia que conduzem diretamente aos pulmões. Também as vias aéreas inferiores se podem obstruir. A obstrução pode ser consequência de um rolhão de muco, de um tumor ou de um objeto aspirado até ao brônquio.