São eles: Altruísmo: a preocupação com os interesses do outro de uma forma espontânea e positivista. Moralidade: conjunto de valores que conduzem o comportamento, as escolhas, decisões e ações. Virtude: essa característica pode ser definida como a "excelência humana" ou aquilo que nos faz plenos e autênticos.
A tomada de decisão ética é vista a partir da perspectiva de cada organização, ou seja, o expresso no código de ética, somado ao discurso do gestor, é seu conceito de ética. A avaliação da tomada de decisão, se é ética ou não ética, é dada pela conformidade do discurso da organização à atitude prática do funcionário.
Quando se tomam decisões éticas, refletem-se os princípios morais adquiridos durante o crescimento, que são as regras que aplicamos para decidir se algo é certo ou errado.
Norma do CAU/BR que define responsabilidades éticas visa recuperar valores essenciais da profissão. A profissão de arquiteto e urbanista caracteriza-se pelo seu compromisso histórico com propósitos humanísticos, de preservação socioambiental e identidade cultural.
A ética profissional é uma extensão dos valores, normas e condutas de um indivíduo, mas concentradas dentro dos padrões, regras e hierarquia da empresa. ... É por meio da ética e moral no ambiente de trabalho, e da boa conduta do profissional, que a empresa é enriquecida.
As empresas estão implantando códigos de ética porque esse documento tem a faculdade de: Fornecer critérios ou diretrizes para que as pessoas se sintam seguras ao adotarem formas éticas de se conduzir. ... Estimular o comprometimento de todos os envolvidos na elaboração do documento.
A tomada de decisão consiste no processo decisório da escolha dentre as alternativas possíveis, ou seja, opções já pré-existentes. No caso da tomada de decisões nas organizações, as consequências dessa escolha podem afetar direta ou indiretamente todos os colaboradores, gerando riscos ou oportunidades.
Em que consiste o código de ética de uma organização? Trata-se da definição formal de conduta que serve como guia de ação nos problemas que envolvem questões éticas na organização. É a definição voltada aos aspectos do comportamento ético praticado nos níveis inferiores da hierarquia organizacional.
"Nós descobrimos que as pessoas tendem a tomar decisões que podem conflitar com sua moral quando estão sobrecarregadas ou quando estão apenas fazendo as tarefas de forma rotineira, sem pensar nas consequências", disse Leavitt. "Assim, a regra é, acalme-se e pense nas consequências quando tomar uma decisão ética."
1.1.4. O arquiteto e urbanista deve manter e desenvolver seus conhecimentos, preservando sua independência de opinião, imparcialidade, integridade e competência profissional, de modo a contribuir, por meio do desempenho de suas atribuições específicas, para o desenvolvimento do ambiente construído.