Os multiletramentos funcionam, segundo ela, pautando-se em algumas características importantes: a) são interativos (colaborativos); b) fraturam e transgridem as relações de poder estabelecidas; e c) são híbridos, fronteiriços, mestiços (de linguagens, modos, mídias e culturas) (p. 23).
A BNCC determina o Multiletramento como uma importante abordagem para o ensino na área de Linguagens. ... Portanto, o multiletramento propõe uma alfabetização que seja tributária da Linguística Contrastiva e explore as variantes da língua.
Quirino de Sousa (2011) afirma que desenvolver multiletramentos críticos significa incentivar a construção de conhecimento através de uma olhar reflexivo acerca de questões sociais, promovendo espaços para a percepção de outras maneiras de ver o mundo, ou seja, outras culturas.
O termo multiletramento, surge então, para apontar não só a diversidade das práticas letradas, mas a multiplicidade cultural das populações, a diversidade cultural de produção e circulação dos textos e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos, a diversidade de linguagens que os constituem (ROJO, 2012).
O termo multiletramentos surgiu no intuito de englobar as atuais discussões referentes às novas pedagogias do letramento e difere do conceito de letramentos por este se referir à multiplicidade e variedade das práticas letradas da nossa sociedade e aquele fazer referência tanto à multiplicidade cultural quanto à ...
Dessa maneira, alfabetização, letramento e multiletramento são indissociáveis, pois percorrem caminhos que ajudam a construção do conhecimento, mas cada um deles tem sua missão importante na língua, visto que alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever; letramento é o estado ou condição de quem se envolve ...
A Pedagogia dos Multiletramentos visa ao desenvolvimento da capacidade de agência na construção de sentidos, com sensibilidade para as diferenças, mudanças e inovações, o que a faz uma pedagogia mais "produtiva, relevante, inovadora, criativa e capaz de transformar a vida" (COPE; KALANTZIS, 2013, p.
Os multiletramentos estão relacionados com a atual produção dos textos em seus diversos formatos e modalidades e os meios em que eles estão alojados, sendo assim, os textos mudam seus formatos a partir da multimodalidade - infográficos, fluxogramas, gráficos, etc.
Novas práticas pedagógicas, com a inclusão de discussão em sala de aula utilizando novos gêneros textuais acoplados a recursos tecnológicos, auxiliam na construção de consciência crítica, desenvolvendo competências linguísticas e discursivas.
Para favorecer os multiletramentos em sala de aula, Rojo (2013) pondera que a escola deve incorporar o que se chama de repertório de mundo do aluno, ou seja, da cultura local que esse estudante leva para a sala de aula. O que é apresentado na mídia de massa, o que é visto na internet, deve ser colocado em diálogo.