Quais são as características da gestão democrática e como deve ser elaborado o projeto político pedagógico Nesta perspectiva?
Quais são as características da gestão democrática e como deve ser elaborado o projeto político pedagógico Nesta perspectiva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.
Quais são as características da gestão democrática e como deve ser elaborado o projeto político pedagógico Nesta perspectiva?
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
O que se refere à gestão democrática?
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
Quais são as características de um projeto político pedagógico?
Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.
Quais são as características de um PPP?
O PPP se baseia na construção de parcerias com a comunidade, ele define a intenção e as estratégias da escola, fundamentada numa gestão democrática. E será eficaz com o compromisso de todos os envolvidos da escola, comunidade e sempre com a preocupação de uma escola cada vez melhor.
Qual a importância do projeto político pedagógico PPP ser construído a partir da perspectiva da gestão democrática?
Gestão democrática. O Projeto Político Pedagógico é sem dúvida uma ferramenta que tem como principal objetivo melhor organizar a estrutura interior das escolas, auxiliando o trabalho da comunidade escolar em relação ao exercício do compromisso de todos, quanto às questões política e pedagógica.
Quais os erros na elaboração do PPP?
Projeto Político Pedagógico da escola: 7 erros graves ao criar o...
1) Desconsiderar o contexto da comunidade. ...
2) Comprar modelos prontos ou terceirizar a elaboração. ...
3) Manter o mesmo documento todos os anos ao enviar para a Secretaria de Educação. ...
4) Ignorar a participação da comunidade escolar na criação.
Qual é o objetivo da gestão democrática?
Qual é o objetivo da gestão democrática? O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.
Como definir a gestão democrática do ensino público na educação básica?
Cabe, no entanto, aos sistemas de ensino, definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
Qual é o Projeto Político Pedagógico da escola?
Um projeto político pedagógicos da escola, que é a sua historia o conjunto dos seus currículos e dos seus métodos, o conjunto de seus atores internos e externos e seu modo de vida. Um projeto sempre confronta esse instituído como o instituíste. Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte um rumo.
Qual a importância de uma gestão democrática?
Uma gestão democrática tem como ponto de vista a valorização de pensamentos e ideias de todos os que desejam uma educação que melhore, fazendo então parte desta gestão como: grupos de grêmio estudantil, grupos de mães, conselho deliberativo para que juntos possam realizar ações que são de suma importância para o bom andamento da ...
Quais são os métodos de gestão democrática?
Tais métodos situar-se-ão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação a contribuição de uns e de outros ". (SAVIANI 2003, p. 69). Atualmente gestão democrática tem sido um assunto muito abordado, pois ela permite que os participantes se envolvam e sejam responsáveis com as decisões e com as atividades de maneira geral.