Nossos produtores são muito eficientes. Aqui se planta soja, milho, sorgo, frango, suínos e hortaliças diversas, que é o que a maioria dos nossos produtores planta: tomate, pimentão, cenoura, alho, folhosas, morango, banana, abacate. Mais de 40 mil postos de trabalho são gerados por essa produção rural.
Os principais produtos agrícolas produzidos em Brasília são o café, hortaliças e grãos, milho, morango, entre outros. Existem mais de 100 mil cabeças de bubalinos e gado e exportam-se produtos feitos a partir de madeira em todo o mundo.
Diretor-técnico Operacional da Ceasa-DF, Fernando Cabral explica que a Ceasa é o principal ponto de comercialização do pequeno produtor do DF no atacado. "55% deles são da agricultura familiar. 45% são pequenos e médios produtores", frisa Fernando. A Ceasa movimenta R$ 880 milhões por ano, informa o diretor.
As principais atividades econômicas de Brasília são: o comércio, os serviços, a Administração Pública, a agricultura e a indústria. Sua função primordial é a de abrigar a sede do Governo Federal, isto é, funções administrativas.
O Distrito Federal destaca-se, principalmente, pela produção de grãos (feijão, milho e soja) e de hortifrutigranjeiros que abastecem o mercado consumidor local (pimentão, tomate, batata etc.).
A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do ...
Desde antes da sua criação, Brasília já começava a desenvolver uma economia local. ... Atualmente ele é responsável por 71% de toda a atividade econômica. O principal destaque vai para o segmento de informação (telefonia móvel, acesso à internet e TV por assinatura), que cresce a cada ano.
Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras. ... Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Quase todas as regiões administrativas do DF possuem área rural – inclusive o Plano Piloto, que abriga a Granja do Torto. Mas as maiores estão em Planaltina, Paranoá e Brazlândia, respectivamente. As duas primeiras se destacam pelas grandes áreas de produção de grãos, como soja, milho, sorgo, feijão e trigo.
No caso específico da agricultura, o capital financeiro tem controlado a produção e a comercialização dos produtos agrícolas. Destaca-se nesse cenário a aquisição de empresas de diferentes ramos da produção agrícola, por bancos com os excedentes do capital financeiro.