Ouça em voz altaPausarDas dez raças de cachorro mais populares no Brasil atualmente, quatro são braquicefálicas: Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue francês. Além delas, outros cachorros braquicefálicos muito queridos no mundo inteiro são Boxer, Buldogue inglês, Boston Terrier, Dogue de Bordeaux e Shar-pei.
Ouça em voz altaPausarNormalmente os sáculos laríngeos são estruturas anatômicas presentes na entrada da laringe, localizadas entre as cordas vocais e vestibulares (KOCH et al., 2003).
Ouça em voz altaPausarO tratamento para a afecção é estritamente cirúrgico. O procedimento de escolha deve ser capaz de promover a desobstrução das vias aéreas reposicionando a borda caudal do palato mole até sua posição anatômica normal. A técnica de maior utilização na rotina é a estafilectomia, ou seja, remoção do tecido excedente.
Ouça em voz altaPausarAs análises estatísticas mostraram diferenças significativas entre os dois grupos, braquicefálicos e mesaticefálicos, com assimetrias nas regiões do crânio e no contato da dentição com o crânio e com a mandíbula.
Ouça em voz altaPausarBraquicefálicos: São aqueles com o focinho mais curto! Esse grupo aparenta ter o nariz achatado, por ser consideravelmente menor do que o comprimento da cabeça. As raças mais conhecidas com essas características são: Pug, Shih tzu, Bulldog (inglês, francês, campeiro), Pequinês, Boxer e vários outros!
Sinais da síndrome braquicefálica
Ouça em voz altaPausarA estenose de narina é o estreitamento dos orifícios nasais que fica reduzido a uma pequena fenda, sendo causada por malformações congênitas das cartilagens nasais.
Ouça em voz altaPausarO prolongamento de palato mole pode surgir de forma isolada, mas comumente está associada à síndrome dos cães braquicefálicos, devido o seu crânio curto e largo. As características desse tipo de crânio estão associadas à redução do comprimento da faringe (3).
Ouça em voz altaPausarPalato mole alongado em cães é um problema pouco diagnosticado na prática veterinária, podendo ocorrer em qualquer raça. Os sinais clinicos dependem do grau de estenose na faringe e incluem vômito, dificuldade de deglutição, ruídos respiratórios e, ocasionahnente, dispnéia.
Tipos de formas de crânios humanos