Então, a primeira transposição didática, ocorre do saber sábio para o saber a ensinar, e a segunda transposição é a que ocorre do saber a ensinar, para o saber ensinado.
A transposição didática é um processo pelo qual o saber produzido no âmbito científico é transposto para o conhecimento construído em sala de aula. É um processo realizado em duas etapas: externa e interna.
Fazer a transposição dos saberes implica em adquirir competências que precisamos desenvolver, tais como: julgar o que é conveniente, relevante e pertinente; dominar o conhecimento em questão; relacionar o conteúdo com outros saberes; saber contextualizar e dominar estratégias de ensino.
A transposição interna ocorre em sala de aula, em um contexto de estreita relação entre professor/aluno/saber, em que esses elementos interagem a partir de meca- nismos que lhe são próprios, denominados pelo autor como "funcionamento didático", esquematizado no triângulo didático.
"A transposição didática do fazer histórico pressupõe, entre outros procedimentos, que se trabalhe a compreensão e a explicação histórica(...) Destacam-se a problematização, o ensino e a construção de conceitos, análise causal, contexto temporal e o privilégio da exploração do documento histórico(...)
Instrumento através do qual transforma-se o conhecimento científico em conhecimento escolar, para que possa ser ensinado pelos professores e aprendido pelos alunos.
Podemos entender o processo de transposição didática como o conjunto de modificações as quais saber é submetido, da esfera acadêmica (saber científico) para o âmbito escolar, em duas etapas: externa (produz o saber a ser ensinado) e interna (produz o saber ensinado).
O professor é o elemento que realiza o processo de transposição didática. Podemos inferir que o professor tem um papel fundamental nesse processo, pois é ele que propicia, transpõe ou realiza a passagem do "conhecimento científico" para o conheci- mento a ser ensinado em sala de aula.
É uma ferramenta abrangente que ajuda os professores a entender exatamente onde seus alunos estão em termos de progresso. Embora a Plickers seja uma ferramenta séria para a avaliação digital, muitos estudantes consideram que é um jogo divertido, o que torna o processo de estudo ainda mais fácil.