Acredita-se que o Gato da Sorte com a pata direita levantada atrai saúde e dinheiro, enquanto a pata esquerda chama pessoas para os comércios. Já as versões com as duas patas levantadas são capazes de atrair tanto sorte e fortuna quanto clientes.
Maneki Neko (招き猫, literalmente conhecido como gato que convida), também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono.
Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. ... Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.
Pequeno, médio, grande ou com dimensões quase que em tamanho real, o manekineko pode ser colocado sobre móveis, balcões, beirais de janela ou chão, assumindo um caráter estético e protetor.
maneki-neko O maneki-neko, também conhecido como gato das boas-vindas, gato da sorte, gato do dinheiro, gato feliz e gato que acena, remonta ao século 17 e desde aquela época é umas das características mais populares dos estabelecimentos comerciais asiáticos. O "gato da sorte chinês" é muito conhecido — visualmente, pelo menos.
Para visitantes de países ocidentais, pode parecer que ele está acenando, mas no Japão este gesto significa chamar, convidar alguém.
Quando notaram que os gatos auxiliavam a lidar com ratos, os egípcios começaram a tratá-los como membros da família e verdadeiras divindades. ... Além de Bastet, as duas principais divindades egípcias – Ra, o deus do Sol, e Ísis, a deusa da vida – também apresentavam traços felinos.