As células intermediárias são as células mais comuns nos esfregaços no período pós-ovulatório do ciclo menstrual, durante a gravidez e na menopausa precoce. O seu predomínio é relacionado à ação da progesterona ou aos hormônios adrenocorticais.
Células escamosas parabasais são células escamosas pequenas, imaturas, ovais a redondas. As células possuem um grande núcleo vesicular central com cromatina fina e um citoplasma cianofílico denso. As células podem ser vistas isoladamente ou em grupos.
A queratose actínica (queratose senil, queratose solar ou da radiação) é uma proliferação do epitélio com queratose, por vezes sobre uma pinguécula ou pterígion cronicamente inflamado. Clinicamente semelhante à placa queratótica.
Um detalhe que em tempo deve ser frisado, é que em nenhuma fase da gestação, podem ser encontradas células do tipo profundo. A sua observação nos esfregaços vaginais de mulheres grávidas está associada a graves insuficiências placentárias. Se sua percentagem for superior a 30% pode ser indicativa de descesso fetal.
É uma redução no volume e na função de uma célula ou órgão.
As células de reserva são pequenas células cuboidais situadas na profundidade das células colunares, são mais proeminentes durante o processo metaplásico e são as células das quais este processo se origina.