A afinidade é a atração mútua ou a força da ligação entre uma droga e seu alvo, seja um receptor ou enzima. A atividade intrínseca é uma medida da capacidade da droga em produzir um efeito farmacológico quando ligada ao seu receptor.
O que é a eficácia do fármaco?
A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco. De acordo com a pressuposição anterior, a eficácia pode ser considerada como o estado em que a sinalização mediada pelo receptor torna-se máxima, de modo que qualquer quantidade adicional do fármaco não irá produzir nenhuma resposta adi- cional.
O que é mecanismo de ação dos medicamentos?
O mecanismo de ação é a interação química que uma determinada substância ativa exerce com o receptor produzindo uma resposta terapêutica.
O que é Biofase em Farmacologia?
Entende-se por biofase o local do organismo em que um medicamento exerce sua ação. É o momento em que o medicamento está exercendo seu mecanismo de ação produzindo os efeitos esperados.
Quais os benefícios da eficácia terapêutica?
O benefício leva em conta tanto a capacidade do fármaco de produzir o resultado desejado (eficácia) como o tipo e a probabilidade dos efeitos adversos (segurança)....Resultados baseados no paciente
Prolongamento da vida.
Função melhorada (p. ex., prevenção de deficiências)
Alívio dos sintomas.
Qual é o tipo de ação dos medicamentos?
- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.
Qual a sua atividade intrínseca?
Atividade (Eficácia) Intrínseca ■Zero significa que absolutamente nenhum efeito será provocado pelo fármaco. ■Um indica que a resposta celular máxima será iniciada. Atividade (Eficácia) Intrínseca ■Todos os transmissores endógenos de sinais têm atividades intrínsecas iguais a 1.
Qual a afinidade intrínseca de um medicamento?
A afinidade e a atividade intrínseca de um medicamento são determinadas pela sua estrutura química.
Quais são as ligações inespecíficas de fármacos?
Também existem ligações inespecíficas de fármacos, isto é, em alvos moleculares não designados como receptores (p. ex., proteínas plasmáticas). A ligação de fármacos a esses locais inespecíficos, como a ligação a proteínas séricas, impede que o fármaco se ligue ao receptor e, assim, inativa o fármaco.
Qual o efeito farmacológico de um fármaco?
A afinidade e a atividade de um fármaco são determinadas por sua estrutura química. O efeito farmacológico também é determinado pelo período de tempo em que o complexo fármaco-receptor persiste (tempo de residência).