Após o exame, a persistência ou exacerbação de sinais e sintomas como: náuseas, vômitos, dor, sangramento, febre, distensão abdominal, fraqueza, taquicardia e outros, merecem atenção e o paciente deve comunicar seu médico ou se dirigir ao hospital para ser avaliado pela equipe médica.
Dor e distensão abdominais podem ocorrer durante algumas horas após o exame, estando relacionadas, em colonoscopias diagnósticas, principalmente, com o volume de ar empregado para insuflação dos cólons e do reto, tempo de duração do exame e competência do médico examinador.
– Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.
Normalmente os sintomas aliviam com um tempo e é possível tomar buscopam e luftal para alívio dos sintomas.
Tais complicações podem ser decorrentes do preparo intestinal, de perfuração, sangramento, lesão de mesentério, lesões de órgãos extracólicos, complicações cardiovasculares e infecção.
Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia.
O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.
Pode voltar às atividades normais em 24 horas, evitando exercícios físicos ou esportes violentos por dois ou três dias. Você deve conversar sobre o resultado do exame e o laudo da biópsia com o médico que pediu o exame.
O preparo para o exame é relativamente simples: exige jejum de 12 horas antes do exame e a ingestão de um frasco de Luftal® logo antes do procedimento. O procedimento leva cerca de 15 minutos e é realizado com sedação, não sendo comum qualquer sensação dolorosa.
Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.