Rabanete tem um formato mais arredondado e coloração arroxeada.
A raiz é rica em vitamina C e fibras. As folhas são ricas em fitonutrientes que estimulam a ação antioxidante do nabo, protegem as células e combatem os radicais livres. As folhas do nabo são também ricas em vitaminas diversas (A, C, K), betacaroteno, manganês e ômega 3.
O nabo (Brassica napus L.), também conhecido como rábano possui uma raiz tuberosa branco-leitosa, bastante apreciada e consumida em todo o mundo. No Brasil, é muito utilizada em saladas, misturada à outras hortaliças.
É muito consumido cru, ralado na salada ou cortado em rodelas finas. Mas ele também pode ser cozido, refogado, assado ou frito. Cru, na salada, mantém o picante característico. Cozido, o sabor fica mais suave.
O nabo (Brassica rapa L.) é uma planta crucífera (da família das couves) de raiz tuberosa e folhas comestíveis. No Brasil o nome nabo refere-se popularmente a uma variedade branca de rabanete (Raphanus sativus L.).
As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio.
Contribui para a saúde do sistema cardiovascular Uma porção de nabo, com cerca de 130 gramas, oferece ao seu organismo 250 mg de potássio. Significa que está a ingerir 1/4 da dose diária recomendada (2000mg) pela Organização Mundial de Saúde.
Folhas do nabo também podem ser consumidas Isso porque além de serem antioxidantes ainda são ricas nas vitaminas A, C e K. Isso significa que elas são ótimas para a visão, fortalecem dentes e ossos, além de auxiliarem na fixação de cálcio, o que significa que são excelentes para prevenir a osteoporose.
ORIGEM : É nativo da Europa e Ásia Central - foi cultivado pela primeira vez no Oriente Médio, há cerca de 4.000 anos.
O nabo é uma planta herbácea, bienal, do gênero Brassica, que possui folhas oblongas, ásperas, pubescentes de coloração verde médio a verde escuro, com flores amarelas agrupadas numa haste floral, cultivada em várias regiões temperadas do mundo por ter tubérculos comestíveis.