A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
Cansaço extremo. Imagem: iStock. ...
Mudanças de humor. ...
Concentração e memória. ...
Diminuição da libido. ...
Alterações no peso. ...
Palpitações. ...
Mudanças no funcionamento do intestino. ...
Dores musculares.
Quando a tireoide está aumentada?
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
O que fazer quando a tireoide está aumentada?
O tratamento para problemas da tireoide, como tireoide inflamada ou alterada, incluem o uso de remédios, que regulam a função da tireoide, ou a realização de cirurgia para retirada da glândula, sendo necessário fazer terapia de reposição hormonal por toda a vida.
O que causa o aumento da tireoide?
A glândula hipófise detecta um nível sanguíneo baixo dos hormônios tireoidianos e produz mais TSH para estimular a tireoide. Tal estímulo faz com que a tireoide cresça, levando ao bócio. Outra causa comum de bócio é a doença de Graves.
Como saber se estou com problema de tireoide?
Como saber se estou com problema de tireoide?
Desconforto ou dor na garganta e no pescoço. ...
Presença de caroços ou nódulos na garganta e pescoço. ...
Dificuldade para se concentrar, memorizar e lembrar. ...
Queda de cabelo. ...
Pele seca e coceira. ...
Aumento ou perda de peso sem razão aparente. ...
Sonolência e cansaço constante.
Qual a medida da tireoide normal?
O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo. Mulheres têm tireoides entre 10 e 15 mL e homens entre 12 e 18 mL.
Quando a tireoide não está funcionando corretamente?
Felizmente, o corpo humano dá vários sinais quando a tireoide não está funcionando da forma correta e aqui você vai saber quais são os principais sintomas de tireoide alterada. Saber reconhecer esses sinais é importante para identificar problemas na tireoide e evitar que os desequilíbrios hormonais prejudiquem o funcionamento de todo o organismo.
Como estimula o crescimento da tireóide?
Como vimos, o TSH estimula o crescimento da tireoide. Dessa forma, na presença de bócio, há indicação de tratamento com levotiroxina nos casos de hipotireoidismo clínico ou mesmo subclínico (quando o TSH está aumentado) a fim de manter o TSH em níveis normais.
Quais são os hormônios avaliados no aumento da tireóide?
Os hormônios avaliados nos casos de aumento da tireoide são o TSH e o T4 livre, como já descrito em um post anterior. Os anticorpos antitireoidianos são importantes para definir a causa das alterações hormonais se elas forem detectadas. Para determinar se o bócio é difuso, uni ou multinodular, a ultrassonografia pode ajudar.
Quais são os sintomas da inflamação da tireóide?
À medida que acontece a inflamação da tireoide podem surgir sinais e sintomas, como dor na região do pescoço, dificuldade para engolir, febre e calafrios, além de também poder provocar consequências como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo.