A presença de bactérias na urina transforma os nitratos em nitritos....Os principais sintomas de infecção urinária são:
Em nosso estudo, observamos um maior número de casos de nitrito positivo nos BGN (42,3%), destacando-se a E. coli com um percentual de 35,0% de positividade. Em estudo realizado por Bortolotto et al.,(3) foi encontrado nitrito positivo para E. coli em 33,9% dos casos de ITU.
O teste de nitrito positivo requer a presença de nitratos na urina, bactérias em quantidades suficientes capazes de converter nitratos em nitritos e condições adequadas (isto é, tempo suficiente) para que essa conversão ocorra(13, 18).
No exame de urina pode ser pesquisada a presença ou ausência de nitrito na urina, um indicador de infecção urinária. Essa informação vem descrita, como: Nitrito positivo (ou nitrito +): foi encontrado nitrito na urina, portanto é possível que haja bactérias na urina, indicando uma infecção urinária.
Bactérias que reduzem o nitrato para nitrito: Escherichia coli, Klebsiela enterobacter, Proteus, Pseudomonas.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.
O resultado do exame de urocultura pode ser: Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes; Positivo: quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, sendo também indicado qual a bactéria identificada no exame.
Bactérias que reduzem o nitrato para nitrito: Escherichia coli, Klebsiela enterobacter, Proteus, Pseudomonas.