Principais sintomas
Dismenorreia é a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias. A dor tende a alcançar a intensidade máxima 24 horas após o início da menstruação e diminuir após 2 a 3 dias.
O termo "dismenorreia" é derivado de palavra grega que significa fluxo menstrual difícil. É usado para denominar as cólicas menstruais dolorosas; ocorre durante a menstruação ou algumas horas antes, com sinais e sintomas representados por náuseas, vômitos, diarreia, fadiga, dor lombar, nervosismo, tonturas e cefaleia.
A dismenorreia está dividida em duas categorias: dismenorreia primária – é caracterizada por cólicas nos ciclos menstruais normais, sem associação com problemas mais sérios; dismenorreia secundária está associada a problemas como malformações uterinas, endométrios, miomas, uso de dispositivo intrauterino (DIU).
Como aliviar os sintomas da dismenorreia primária Geralmente são utilizados medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs). Conforme vimos, sua eficiência tem relação com a regulação da síntese de prostaglandinas.
Quem tem dismenorreia pode engravidar? Em casos de dismenorreia primária, a gravidez acontece de forma normal sem quaisquer impedimentos. Já na dismenorreia secundária por estar associada a outras doenças, como a endometriose, que comprometem órgãos reprodutores femininos, dificulta a fecundação.
A amenorreia secundária define-se como a ausência de período menstrual durante pelo menos seis meses ou durante o período de tempo equivalente ao total de 3 ciclos menstruais normais, na mulher em que já ocorreu a menarca.
A dismenorreia pode ser primária, quando não há doença orgânica evidente que a justifique, e secundária, quando ocorre em virtude de outra condição orgânica. A mais frequente causa orgânica parece ser a endometriose pélvica (GIUDICE, 2010).
Na dismenorreia primária, a dor é aguda e espaçada, ao contrário da dismenorreia secundária, cuja dor é pesada e contínua. Outra diferença é o período de duração das cólicas: Na dismenorreia primária, a dor tem duração típica de dois a três dias, e está associada ao início do fluxo menstrual².
º Progestágenos (acetato de medroxiprogesterona) e antiprogestínicos (gestrinona): por levarem à amenorreia, podem ser eficazes especialmente em casos de dismenorreia secundária associada a endometriose (PROCTOR; FARQUHAR, 2008).