Significado de Epicentro substantivo masculino [Geologia] Ponto da superfície terrestre onde o tremor de terra é sentido primeiro.
Os parâmetros que caracterizam um sismo são: - FOCO, ou hipocentro: é o local onde ocorreu a liberação de energia; - EPICENTRO: é a projeção vertical do foco na superfície terrestre; - PROFUNDIDADE FOCAL: é a distância entre o foco e o epicentro (a profundidade do sismo);
O ponto abaixo da Terra onde ocorre o terremoto é chamado de hipocentro, e a zona central na superfície onde ele se manifesta é chamada de epicentro.
A resposta à questão "como localizar o epicentro de um terremoto?" é construída a partir de considerações sobre ondas mecânicas longitudinais (ondas "p") e transversais (ondas "s") e da diferença no tempo de chegada a uma estação sismológica de cada uma dessas ondas.
O Brasil se tornou epicentro da pandemia de Covid-19 no mundo e vive um surto ainda pior do que o apontado pelos seguidos recordes de mortes e de casos, uma vez que o baixo número de testes realizados aponta para uma gigantesca subnotificação e o elevado percentual de exames positivos mostra a disseminação sem controle ...
O epicentro (do grego antigo epikentros (ἐπίκεντρος), "situado no centro" de um terremoto é o ponto da superfície da Terra que está exatamente acima do foco ou hipocentro do terremoto.
O hipocentro ou foco sísmico de um abalo sísmico, terremoto é o local no interior da Terra onde se inicia a ruptura do material rochoso ocorrendo a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. Este ponto pode ser localizado quase na superfície, nos casos onde a atividade sísmica é resultante de vulcanismo.
O ponto no interior da crosta onde se inicia a ruptura e a conseqüente liberação da tensão acumulada chama-se hipocentro (ou foco). O ponto da superfície terrestre imediatamente acima do hipocentro é o epicentro.
As ondas sísmicas são fundamentalmente de dois tipos, ondas compressivas, longitudinais ou ondas transversais de cisalhamento. Através do corpo da Terra, essas ondas são chamadas de ondas P (para primárias porque são mais rápidas) e ondas S (para secundárias por serem mais lentas).
A distância entre a estação e o local do epicentro é obtida multiplicando-se a diferença por 8, o que dá cerca 3016 quilômetros. Pelo calculado acima sabemos que o epicentro se encontra em qualquer extremidade de um círculo cujo raio seja de 3016 km, ou seja, uma área bastante grande.