A queda do Muro de Berlim representou a queda do regime socialista no mundo. A criação do socialismo como regime político-econômico visava sufocar e extinguir o sistema que vigorava no final do século XIX, o capitalismo.
As Revoluções de 1989, Outono das Nações, colapso do comunismo, Revoluções do Leste Europeu ou queda do comunismo foram uma onda revolucionária que varreu a Europa Central e Oriental no final de 1989, terminando na derrubada do modelo soviético dos Estados comunistas no espaço de poucos meses.
Após uma tentativa frustrada de golpe militar, desferida pelos que não aceitavam a perestroika e a glasnost, a crise se aprofundou. O ano de 1991 marcou o fim da União Soviética, que se fragmentou em 15 novas nações independentes. ... Com a fragmentação soviética, a ordem bipolar chegou ao fim.
Dentre as várias mudanças, uma delas era uma menor interferência por parte dos soviéticos no leste Europeu, desse modo os países que integravam o bloco socialista ganharam sua independência para buscar sua inserção em outras formas de governo, regime político e econômico.
Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), desenvolveram a teoria socialista, partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo.
Os acontecimentos de agosto de 1991, contudo, marcaram o colapso, quando um golpe suspendeu as atividades do Partido Comunista. O partido perdeu os poderes no Conselho Supremo da URSS, por decisão dos deputados integrantes do Congresso. A dissolução do congresso da União Soviética foi anunciada em setembro de 1991.
Resposta: O que realmente marcou a queda da ex União Soviética foi a queda do Muro de Berlim. Depois da queda do Muro de Berlim a União Soviética entrou em declínio e o mundo passou assim a ter conhecimento de somente uma grande potência econômica A.
É proibida a atuação do Partido Comunista, e os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia decidem pelo fim da URSS. Na verdade, o esfacelamento do país já havia começado um pouco antes, durante o golpe conservador do PC, quando as repúblicas bálticas da Estônia, Letônia e Lituânia declararam independência.
Adam Smith A idéia que criou a vontade do consumo O capitalismo, sistema econômico baseado na propriedade privada, que produz os bens de consumo e os comercializa visando o lucro, foi definido pelo filósofo escocês Adam Smith em estudos como A Riqueza das Nações, em 1776, em meio à Revolução Industrial na Inglaterra.
A etapa primária do socialismo é conceito desenvolvido pelos economistas soviéticos da década de 1920 para categorizar as sociedades que haviam passado pelo processo de revolução socialista vitóriosa mas que não poderiam ser chamados de sociedades socialistas.