R - Na Seleção Geral o brasileiro é submetido a uma série de testes compreendendo uma inspeção de saúde (exame dentário, médico e esforço físico), testes de seleção e entrevista. Após a aplicação dos testes o brasileiro não aproveitado na seleção geral é dispensado do serviço militar.
A legislação federal garante ao Exército a prerrogativa de anular, em qualquer tempo e por iniciativa própria, a incorporação de militar que apresente incapacidade para o serviço por causa de doença que ele já tivesse antes de entrar na carreira.
Ao militar temporário, não estável, assegura-se remuneração apenas se a enfermidade incapacitá-lo não só para integrar as Forças Armadas mas para qualquer trabalho, se tiver decorrido de acidente em serviço ou se tratar de moléstia grave prevista em lei, o que não foi o caso, pontuou.
convém levar um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.
O edital das forças armadas determina o tipo de exame médico necessário para ser considerado apto. Histórico de herniorrafia inguinal na infância pode não ser motivo eliminatório, mas existe sempre a chance de recidiva da hérnia ou aspecto considerado como deformidade.
O militar que desejasse renovar seu tempo de serviço deveria apresentar junto ao requerimento o exame negativo de toxicologia. ... O exame do militar em serviço obrigatório seria custeado pelo SUS.