Os alimentos construtores são os responsáveis pela "construção" do nosso organismo, ou seja, estão sempre trabalhando para renovar e fortalecer o nosso corpo. Os alimentos construtores são ricos em proteínas, que atuam na construção dos músculos, do sangue, na formação de tecidos e no crescimento corporal.
Os alimentos construtores são ricos em proteína, como:
Como o próprio nome já diz, os alimentos construtores são responsáveis pela construção e formação do nosso corpo e são essenciais para todo o nosso metabolismo. A principal função desse grupo de alimentos é estrutural, ou seja, age na formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos.
Costuma-se dizer que a principal função das proteínas é estrutural, uma vez que promovem a formação e o crescimento dos tecidos do nosso corpo. Carnes, ovos e laticínios são alimentos ricos em proteínas.
Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.
Isso significa que a proteína é a principal matéria-prima que o corpo utiliza para formar ossos, músculos, pele, cabelos e outros órgãos. No entanto, esse macronutriente tem ainda outras funções. Entre elas, destacamos a composição de enzimas, hormônios e anticorpos.
As proteínas são grandes moléculas formadas pela união de moléculas menores, chamados aminoácidos. ... Grande parte das proteínas que produzimos em nossas células tem função plástica ou construtora, isto é, participa da construção de nossos tecidos. As proteínas podem também ter a função reguladora no organismo.
Muitos dos alimentos que fazem parte do nosso cardápio diário possuem três elementos químicos em sua constituição: o carbono, o hidrogênio e o oxigênio. Quando eles têm essa composição, são chamados de carboidratos, ou também hidratos de carbono.
tecido epitelial O tecido epitelial funciona como uma capa que reveste os órgãos externos (epiderme e córnea) e a parte interna dos órgãos ocos como é o caso do ouvido, nariz, estômago, pulmão, boca, útero, bexiga etc. Além disso, esse tecido tem também função secretora.