Desenvolver a coordenação motora ampla. Aprimorar movimentos. Correr, saltar, rastejar, escalar, puxar, pendurar, andar, etc. Desenvolver equilíbrio, noções espaciais, destreza, lateralidade, agilidade, flexibilidade, força, paciência, etc.
O Circuito Atividades proporciona a criança a experiência de poder andar embaixo de um túnel, passar com cima de lombada, subir escada e entre outras coisas, estimulando assim a coordenação motora das crianças logo na fase nas fases iniciais.
Circuito de atividades para crianças de todas as idades
Os benefícios do 'Brincar': circuito de atividades proporciona interação e aprendizados entre crianças. ... Por meio de grande interação e envolvimento com as atividades, as crianças puderam aprender sobre relações, os valores da cooperação, solidariedade e respeito ao próximo.
Os professores de Educação Física desenvolveram um desafiante circuito de obstáculos. Essa atividade auxilia no desenvolvimento da coordenação motora global, tonicidade, estruturação do espaço temporal e esquema corporal, com ênfase no equilíbrio.
Desenvolvimento da consciência das linhas médias (auxiliando na coordenação entre movimento e pensamento) Desenvolvimento sensorial (auxiliando na percepção física do ambiente em torno)
Na atividade de Circuito Motor as crianças exploram um espaço preparado com materiais diversificados, como pneus, colchonetes, tábuas de madeira, túneis, entre outros. O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc.
Dessa forma, o trabalho com movimento tem como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem com destreza ao andar, correr, pular e desenvolver o equilíbrio, a agilidade, a noção espacial e a segurança – tudo isso favorece o sentimento de confiança nas próprias capacidades motoras.
Por disso, os circuitos motores são de extrema importância na Educação Infantil, pois possibilitam o desenvolvimento de habilidades corporais, que exploram e ampliam os movimentos, estimulando os estudantes a entenderem seus limites e a superarem os desafios.
O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc. A proposta é auxiliar o desenvolvimento motor e corporal de cada criança, desafiadas a testar suas próprias habilidades e evoluir, promovendo também a percepção corporal em relação as suas capacidades de movimento.