Os regimes totalitários estão baseados num Estado centralizador, antidemocrático e autoritário. Esses governos surgiram após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) em diversos países da Europa a partir da crise do capitalismo e do liberalismo.
Os EUA enfrentou a terrível crise de 1929. Havia também a insatisfação, portanto, por parte dos jovens que serviram o exército para os países vencedores da guerra. Os soldados julgavam injusto o que ganharam nos conflitos, em relação ao esforço e ao risco corrido durante as batalhas.
Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar: a) o ideário da "raça pura". b) conflitos entre burguesia e nobreza. c) crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.
Todos os regimes totalitários surgiram em uma época de crise europeia, deixada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e por políticas econômicas ineficazes. A crise levou a uma caótica situação de alta inflação, miséria, fome, desemprego e falta de assistência básica à população.
Resposta: os regimes totalitários contribuíram para a eclosão de um novo conflito mundial pois o grande desejo expansionista nas potencias(principalmente europeias) levaram a um atrito dentre nações que ocasionalmente eclodiram em uma guerra generalizada.
O Fascismo Italiano, o Nazismo alemão e o Stalinismo Soviético foram os principais regimes totalitários surgidos na Europa no período.
Os regimes totalitários são muitas vezes caracterizados por extensa repressão política, ausência de democracia, culto de personalidade generalizado, controlo absoluto da economia, censura, vigilância em massa e uso recorrente de terrorismo de Estado.
O fascismo foi um movimento político que surgiu na Itália e assumiu o poder desse país em 1922. O fortalecimento do fascismo italiano, conhecido como fascismo clássico, ocorreu em um cenário de crise econômica, desalento com os resultados da Primeira Guerra Mundial e medo do crescimento do socialismo na Itália.