Direito: Quais são os pedidos mais recorrentes em processos trabalhistas?
Verbas rescisórias. ...
Estabilidade provisória no emprego. ...
FGTS. ...
Dano Moral. ...
Reconhecimento de vínculo empregatício. ...
Horas extras. ...
Adicionais de insalubridade e periculosidade. ...
Diferenças salariais.
O que pedir na petição inicial trabalhista?
840 da CLT, a petição inicial escrita deverá conter:
A designação do presidente da Vara, ou do juiz de Direito, a quem for dirigida;
A qualificação do reclamante e do reclamado;
Uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio;
O pedido;
A data; e.
A assinatura do reclamante ou de seu representante.
Como fazer uma reclamação trabalhista passo a passo?
Discussões à parte, o trabalhador que deseja fazer uma reclamação trabalhista deve procurar a Vara do Trabalho mais próxima. É preciso levar uma série de documentos (veja a relação completa no infográfico), entre eles RG, CPF, carteira de trabalho e comprovantes da relação trabalhista.
Onde deve ser endereçada a reclamação trabalhista?
É requisito essencial, a designação da autoridade judiciária a quem é dirigida a petição inicial ou o endereçamento. Cabe também frisar que a inicial deverá ser endereçada ao juízo e não à pessoa física do juiz, isto é, deve indicar o juízo competente para analisar a demanda proposta.
Quais são todos os requisitos da reclamação trabalhista de acordo com a CLT?
Requisitos do Art.840 da CLT para reclamação
Endereçamento. O endereçamento é a primeira informação que deve constar na petição trabalhista. ...
Qualificação do reclamante. ...
Qualificação do réu. ...
Exposição dos fatos. ...
Exposição do Direito. ...
Pedidos. ...
Data e assinatura.
É possível a cumulação de ações no processo trabalhista em quais hipóteses quais os requisitos?
§ 1o São requisitos de admissibilidade da cumulação: I - que os pedidos sejam compatíveis entre si; II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juízo; III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento.
Como ver uma petição de um processo trabalhista?
Os empregadores e empregados com processo na Justiça do Trabalho podem, via Internet, consultar todas as peças e acompanhar a tramitação da ação trabalhista. Basta apenas se cadastrar no Portal de Serviços do Tribunal Regional do Trabalho, na home page do TRT, no endereço eletrônico www.trt13.jus.br.
Como funciona a reclamação trabalhista e os demais atos na Justiça do Trabalho?
A reclamação trabalhista é distribuída a uma Vara do Trabalho. O Juiz, antes mesmo de analisar a demanda, propõe uma conciliação entre as partes. Assim determina a lei. ... Da sentença proferida pelo Juiz, cabe recurso para o Tribunal Regional do Trabalho – TRT, 2ª instância, que o julgará em uma de suas Turmas.
Quem pode apresentar a reclamação trabalhista?
A ação pode ser ajuizada pessoalmente pelo interessado (jus postulandi) ou por meio de um advogado. Apesar de ser possível o ajuizamento pelo próprio autor, recomenda-se que a pessoa sempre tenha a assistência jurídica de um advogado de sua confiança ou do sindicato da sua categoria.
Qual o prazo para entrar com reclamação trabalhista?
Veja neste conteúdo o prazo para entrar com reclamatória trabalhista e garanta seus direitos. O prazo para entrar com ação trabalhista é de O prazo para entrar com reclamação trabalhista está previsto no art. 11 da CLT.
Por que a reclamação trabalhista é recorrente?
A reclamação trabalhista por doença ocupacional ou acidente de trabalho é recorrente, mas, neste caso, existe uma exceção quanto ao inicio do prazo prescricional. O acidente do trabalho e, principalmente, a doença ocupacional (equiparada a acidente do trabalho) podem deixar sequelas imperceptíveis de imediato.
Qual a idade para ingressar com a reclamação trabalhista?
Por exemplo, um trabalhador de 16 anos que demitido aos 17 anos, poderá ingressar com a ação até os 20 anos (18 anos começa a correr os 2 anos e termina com 20 anos). A reclamação trabalhista por doença ocupacional ou acidente de trabalho é recorrente, mas, neste caso, existe uma exceção quanto ao inicio do prazo prescricional.
Quais documentos devem ser apresentados no processo trabalhista?
No processo trabalhista caberá ao preposto da empresa, ou a quem o empregador indicar, o levantamento dos documentos que serão necessários apresentar (juntar ao processo) para comprovação das alegações na contestação (defesa) feita pela empresa. Dentre os principais documentos a serem apresentados podemos citar: