Além de etnólogos e arqueólogos, o estudo das peças marajoaras ganhou o reforço de uma nova área de conhecimento: a arqueometria, que pesquisa a composição física e química dos objetos.
A cultura Marajoara foi a que alcançou o maior nível de complexidade social na pré-história brasileira. Essa complexidade se expressa também na sua produção cerâmica, tecnicamente elaborada, caracterizada por uma grande diversidade de formas e decorada com esmero.
Atualmente, a cultura Marajoara é uma inspiração para os artesãos que vivem na região. Inspirados nos gráficos e nos motivos geométricos deixados pelos ancestrais, fabricam vasos e outros objetos cerâmicos, num processo quase todo artesanal. Em algumas aldeias, a economia da comunidade depende dessa produção.
Uma das técnicas mais utilizadas para ornamentação desta cerâmica é a do champlevé ou campo elevado, onde são conseguidos desenhos em relevo por meio de decalque de desenhos sobre uma superfície alisada e escavando em seguida a área sem marcação.
A tecnologia agrícola no Marajó era limitada, principalmente, a machados de pedra que foram introduzidas na Fase Marajoara. Outros artefatos de pedra incluem "grelhas" encontradas em "Teso Dos Bichos" durante as escavações de Roosevelt, embora estes sejam muito raros.
o anteparo do mar. Marajoara é o nome dos habitantes da ilha de Marajó. Do ano 4 os marajoaras desenvolveram peças de cerâmica muito resistentes e bonitas.
A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).
Entre as características da arte marajoara presentes nos primeiros achados arqueológicos, destacam-se: a reprodução de figuras animais, o que também pode ser chamado de zoomorfismo; peças que apresentam o homem, ou antropomorfismo; cerâmicas que apresentavam uma forma composta por parte humana e parte animal.
A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).