Pode ser inteiro ou com duas peças (calça e jaleco), com elásticos nas pernas e braços. A máscara pode fazer parte do macacão ou ser uma peça separada. Os modelos com máscara separada precisam de chapéu, geralmente de palha. Para evitar contato com a pele do apicultor, o macacão deve ser folgado.
À noite, nos dias de temperaturas baixas, ou muita umidade na atmosfera, costumam fechar a entrada do canudo com uma película de cera, repleta de furinhos por onde passa o ar que chega ao interior do ninho, através do bater de asas constante das abelhas que, assim fazendo, provocam a circulação do ar.
A princípio, apenas em situação de ameaça de sua colmeia que as abelhas apresentam comportamento agressivo. Ou seja, elas só atacam para defender o local de moradia dela e da família. Entretanto, no verão, com as colmeias mais populosas, um ataque pode ser provocado por qualquer tipo de perturbação.
Essas abelhas possuem características físicas diferentes, apropriadas para a defesa de ataques de espécies invasoras, como a abelha limão (Lestrimellita limao). Além disso, as abelhas fecham a entrada da colônia durante à noite.
Disposição das Colmeias O alvado (entrada da colmeia) deve estar, de preferência, voltado para o sol nascente, estimulando as abelhas a iniciarem mais cedo suas atividades.
Todas as pessoas devem estar posicionadas atrás ou nas laterais da colmeia e nunca à frente do alvado para não obstruir a linha de voo das abelhas e também não devem fazer gestos bruscos.
Para baixar a temperatura da colmeia, as abelhas do interior da colônia se distanciam dos favos e se aglomeram do lado de fora da caixa. Algumas ficam posicionadas na entrada do ninho, movimentando suas asas, para direcionar uma corrente de ar para o interior da colmeia.
Uma causa comum de abandono é o calor excessivo. Períodos de carência alimentar ou de seca muito prolongados e ataque de inimigos, como formigas, também podem motivar o abandono das colmeias. Nas abelhas sem ferrão, não existe o comportamento de abandono das colmeias.
Proteger as abelhas é necessário. Mas não dá para esquecer que, com exceção das espécies nativas, as abelhas têm ferrão e podem picar para defender a colmeia. Abelhas voando em busca de alimento em geral picam apenas quando se sentem ameaçadas.
Caso haja o ataque é indicado correr em zigue zague o mais rápido possível. Não pare para organizar ou pegar nada. Também é importante usar uma peça de roupa, podendo ser a própria camiseta para proteger o rosto, a cabeça e o pescoço que são mais sensíveis.