Por exemplo, numa situação de perigo, durante o ato de fugir, o corpo passa por alterações fisiológicas: aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, dilatação das pupilas, transpiração das palmas, contração muscular. Outros tipos de situações emocionais resultarão em diferentes respostas corporais.
Dependendo do nosso estado emocional e psíquico, o organismo pode gerar reações físicas como dores ou doenças, em um processo que é conhecido como somatização — quando isso ocorre com frequência, passa a ser chamado de transtorno de somatização, quando os sintomas passam a acontecer com frequência.
Já é cientificamente comprovado que questões sentimentais, quando mal trabalhadas, acabam ocasionando doenças. Segundo as leituras holísticas, cada emoção é correspondida em um órgão determinado e, no momento em que existe a desarmonia, surgem enfermidades específicas.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. "Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Pessoas com a Inteligência Emocional bem desenvolvida, provocam determinados sentimentos, desencadeando a reação desejada. Atores de teatro ou cinema, por exemplo, conseguem derramar lágrimas propositalmente.
10 sintomas físicos de doenças emocionais
Quando estamos em contato com nosso corpo, percebemos mais as cores, os sons, nossa necessidade de calor e contato aumenta, e podemos começar a ter uma noção mais exata dos nossos limites. E quando conhecemos esses limites, começamos a construir um caminho mais concreto em direção a nós mesmos e aos outros.
A criança humana atua primeiro, não no mundo físico, mas no ambiente humano. A mobilização do outro se faz pela emoção. É da protoconsciência, emocional, subjetiva que irá se desenvolver a consciência reflexiva. ... É a comunicação emocional que dá acesso ao mundo adulto, ao universo das representações coletivas.