A origem da Natação está diretamente ligada com a capacidade intelectual e física do homem. Na época da Grécia e Roma, anos antes de Cristo, o indivíduo com a habilidade de nadar se destacava frente aos demais nas rodas de conversa ou em campos de batalha.
Um dos primeiros registros data de 1696, quando o francês M. Thevenal descreveu uma maneira singular de nadar, semelhante ao nado de peito praticado atualmente, que consistia em movimentos de pernas e braços parecidos com os de uma rã.
O homem aprendeu a nadar quando se aproximou da água para satisfazer as suas necessidades primitivas de sobrevivência. Sabe-se que os fenícios foram os primeiros bons nadadores. Eles eram navegadores e seus barcos deveriam ser, como de fato eram, dirigidos por homens que sabiam nadar.
Após 79 anos, o nado crawl ou estilo livre nasceu partir de rotações do corpo e o deslocamento dos braços, através do inglês John Trudgen, aprimorado mais tarde pelo australiano Richard Cavill.
nado livre (Crawl) O nado livre (Crawl) é considerado o mais rápido e eficiente dos quatro estilos primários.
2 – Egípcios – realizavam exercícios físicos nas cerimônias religiosas, nos funerais e no tratamento dos guerreiros. Embora vivendo às margens do rio Nilo, desconheciam a natação.
Ele surgiu na década de 1930 em decorrência do nado peito. Na época alguns atletas passaram a deslocar os braços para fora da água na hora de respirar, algo que não existia nas regras da Fina. ... Ao fazer esse movimento com os braços o nadador aproveita para respirar, colocando a cabeça para frente no começo da braçada.
O nado de crawl ou crol é uma técnica de natação e também uma disciplina olímpica. O crawl já era praticado bem antes do aparecimento da nossa civilização. ... Apenas em 1906, na Europa, que o crawl foi aperfeiçoado e passou a ser realizado em braçadas alternadas e com o movimento vertical das pernas.
O homem precisava ter contato cm à água em situações de defesa, como a fuga de predadores, ou em questões de ataque como a busca por novos alimentos em outros locais. Além disso, a moradia em lugares como as margens dos rios ofertava uma quantia maior de alimentos.
A história dos esportes aquáticos tem os seus primeiros registros nos tempos da Antiguidade, por volta dos anos 3.000 a.C. Por uma questão básica de sobrevivência, o homem precisava deslocar-se da melhor maneira possível na água para poder buscar alimentos ou mesmo fugir de animais que lhe ameaçassem.