O objetivo principal das estratégias de aprendizagem é conseguir fazer com que os alunos se transformem em aprendizes mais eficazes. ... As três estratégias de aprendizagem mais famosas são as mnemotécnicas, as estruturais e as generativas.
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
Introdução. Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.
Os resultados demonstrados apontam a necessidade de sistematização de estratégias de aprendizagem aos alunos desde o início da escolarização. O conhecimento de estratégias de aprendizagem e o uso continuado provavelmente resultarão na manutenção da qualidade motivacional para aprender em profundidade.
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
Foi constatado através do estudo que a maioria dos professores utilizam as ferramentas do G-Suíte, Whatsapp e Youtube para a realização de aulas síncronas e assíncronas, foi constatado também que estes utilizam metodologias ativas e estímulos através do diálogo para fortalecer o engajamento dos estudantes.
Qual é a importância das estratégias formais de ensino utilizadas pelos pais? A. Promovem o conhecimento do alfabeto, a leitura precoce e o uso da fonologia para escrever corretamente palavras.
As estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos que os alunos usam para adquirir a informação (Dembo, 1994). ... Em nível mais específico, as estratégias de aprendizagem podem ser consideradas como qualquer procedimento adotado para a realização de uma determinada tarefa (Da Silva & Sá, 1997).
Através desse estudo é possível perceber o grande número de alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais como: dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação, no raciocínio, problemas comportamentais, problemas estruturais como a falta de acompanhamento da família na vida escolar ...
Por conta de dificuldades de concentração em casa, problemas familiares, ausência de apoio técnico, necessidade financeira e complicações com a conexão de internet, por exemplo, muitos alunos acabam por não conseguir enfrentar toda essa situação e abandonam o ano de estudos.