No Brasil o Dia de Finados faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério ou em templos religiosos.
Oração pelos finados Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-lo(a) com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria).
O uso de máscara, tanto pelos visitantes quanto pelos funcionários, será obrigatório no interior do cemitério. Deverá ser respeitado o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Recomenda-se que cada visitante leve sua água para consumo e o próprio álcool em gel para higienização.
Durante o dia serviam-se as comidas tradicionais mexicanas e, de manhã, chocolate, pães dos mortos, biscoitos de ossinhos, tortillas e feijões. E os feijões, "fave dei morti", importantíssimos em muitos Finados... ficam para o ano que vem, se Deus quiser.
A missa de sétimo dia - que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte - é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.
O salmo 46 deve ser feito em momentos desamparo e tristeza, para confortar a morte de um ente querido e, também, para fortalecer quem foi lesado por alguém.
A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.
Diferente de outras culturas, o dia de finados no Brasil e mais sobre contemplação, saudade e introspecção. Algumas pessoas deixam de comer carne e beber álcool neste dia como uma forma de demonstrar respeito.