As principais doenças que podem ser transmitidas pelo cachorro infectado são:
Beijar o animal pode conter riscos A saliva dos cães pode transmitir várias doenças, inclusive a Raiva! Por isso, se for adepto do beijo em cachorros, tenha certeza que o pet está com a carteira de vacinação em dia!
Além do fato que saliva de cachorro transmite doença, ela pode até matar, ainda que seja raro. Nesse sentido, alguns casos que ganharam grande repercussão dizem respeito à bactéria Capnocytaphaga caninorsus. Potencialmente presente na saliva de cães e gatos saudáveis, ela pode levar a quadros de septicemia.
A demonstração de afeto mais conhecida dos cães – a lambida – pode nos transmitir graves doenças. Em contato com boca, nariz ou olhos humanos, a saliva do animal pode causar infecções intestinais, gastroenterite ou colecistite.
Leptospirose: é uma enfermidade endêmica bastante comum em época de chuvas. É uma doença causada por bactéria, a Leptospira ssp, afetando a maior parte dos animais, inclusive o homem. É transmitida através de urina, água e alimentos contaminados pelo microorganismo, pela penetração da pele lesada e pela ingestão.
Os cães frequentemente lambem ou mastigam feridas em um esforço para aliviar esses desconfortos, mas toda a umidade da saliva e a pressão de suas línguas podem aumentar os danos às próprias feridas (especialmente se pontos ou grampos estiverem presentes) e causar uma infecção.
Uma das demonstrações de afeto e carinho mais praticadas pelos donos e seus pets agora é comprovadamente um ato bom e saudável! Sim, beijar cachorro faz bem! Cabe a você escolher onde deseja dar beijinhos… não precisa ser na boca, mas se escapar com cães mais beijoqueiros, saiba que não tem problema!
Beijar o bicho e ser lambido por ele não está livre de perigos. Cães e gatos portam bactérias na boca. A Pasteurella, por exemplo, fica na saliva e causa infecção caso entre em contato com feridas abertas.
Sintomas de alergia a cachorro
Em geral, as lambidas fazem parte da comunicação canina. Por isso, quando um cachorro lambe o tutor ou outro animal de sua espécie, ele está querendo dizer algo ou colher algum tipo de informação. Além disso, não existe uma razão específica porque o cachorro lambe o pé do dono e não outras partes do corpo.