Um hemograma completo é capaz de detectar as seguintes doenças:
A policitemia ou eritrocitose consiste no aumento do número de glóbulos vermelhos circulando no sangue. Essa alteração é geralmente observada em recém-nascidos com síndrome de Down. Em alguns bebês, a elevação do número de glóbulos vermelhos pode estar associada a algum tipo de defeito congênito do coração.
Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): Considera-se normal de 31-36 g/dL de hemácias....Valores de Referência no HemogramaParâmetroHomemMulherHemoglobina (g/dL)15.7 ± 1.713.8 ± 1.5Hematócrito (%)46.0 ± 4.040.0 ± 4.0Hematimetria (milhões/microL)5.2 ± 0.74.6 ± 0.5
Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas.
Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.
A mudança rápida de postura pode interferir em exames que meçam os níveis de albumina, colesterol, triglicérides, hematócrito e hemoglobina, além de drogas que se ligam a proteínas e também os leucócitos. Isso acontece porque a alteração rápida de posição determina a variação do teor de alguns componentes séricos.
Como já falei em posts anteriores o sangue é composto por três tipos celulares: leucócitos, hemácias e plaquetas. Se ocorrer aumento expressivo na quantidade dessas células haverá maior viscosidade (engrossamento) no sangue.
Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.
Os valores de referência do hemograma completo geralmente variam de acordo com o sexo e idade do paciente, no entanto, também é possível observar diferenças nos valores dependendo do laboratório onde foi feita a colheita.