Iconicidade é entendida como a relação entre forma e movimento de sinais e gestos com a forma e movimento de objetos e ações a que estão associados. ... Sinais são os itens linguísticos das línguas de sinais; gestos são qualquer movimentação sem estatuto linguístico.
1. Qualidade do que é icónico . 2. Semelhança entre a forma de um signo e o que ele representa.
A grande maioria dos sinais da LIBRAS são arbitrários, não mantendo relação de semelhança alguma com seu referente. Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais da LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado.
O fenômeno iconicidade, segundo Jeremias (2018, p. 39), tem sido tradicionalmente apresentado como "um tipo de convencionalização entre os sinais e os significados que eles representam". O emprego do termo tradicionalmente remete à arbitrariedade do signo linguístico, na perspectiva do pensamento saussuriano.
São exemplos de sinais icônicos na Libras:
2.2 SINAIS ARBITRÁRIOS - São aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente.
Segundo a definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é um «signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objecto que representa (como uma fotografia, uma estátua ou um desenho figurativo)».
A grande maioria dos sinais da LIBRAS são arbitrários, não mantendo relação de semelhança alguma com seu referente. Vejamos alguns exemplos entre os sinais icônicos e arbitrários. LIBRAS - representa o tronco usando o antebraço e a mão aberta, as folhas em movimento.
Qualidade do que é arbitrário. 2. Abuso de poder ou de mando; capricho. Ver também resposta à dúvida: precariedade.
É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais? Sim. Houve por muito tempo uma ideia de que as línguas de sinais constituem-se como pantomimas e que não era possível expressar conceitos abstratos.