De acordo com o exposto, um bioindicador ideal deve apresentar as seguintes características:
Os liquens são extremamente sensíveis a alterações ambientais. São os melhores bioindicadores conhecidos dos níveis de poluição aérea. Eles são muito sensíveis à poluição ambiental. ... Por este motivo os liquens foram considerados como uma entidade taxonômica em Botânica até a década de 1950.
Podem servir como bioindicadores processos que ocorrem dentro de um indivíduo, espécies individualmente ou até mesmo comunidades inteiras. ... Um exemplo são as trutas da espécie Oncorhynchus clarkii, que habitam riachos de águas frias nos Estados Unidos.
A vantagem do uso de bioindicadores sobre os métodos convencionais de avaliação da qualidade ambiental está em seu baixo custo, podendo, inclusive, serem utilizados para a avaliação cumulativa de eventos ocorridos num determinado período de tempo, resgatando um histórico ambiental não passível de detecção ou medição ...
A bioindicação fornece informações semiquantitativas sobre a contaminação atmosférica e permite avaliar diretamente os impactos ambientais dos poluentes. A observação de organismos bioindicadores geralmente complementa os dispositivos de medição automática ou orienta a escolha das moléculas a serem analisadas.
Bioindicadores, de uma maneira geral, são seres vivos de natureza diversa, vegetais ou animais, utilizados para avaliação da qualidade ambiental. ... Encontram-se extensivamente na literatura bioindicadores vegetais da poluição atmosférica por fluoretos gasosos e ozônio troposférico.
Exemplos. Diversos organismos podem atuar como bioindicadores no estudo da qualidade de um ambiente. Um exemplo são as trutas da espécie Oncorhynchus clarkii, que habitam riachos de águas frias nos Estados Unidos. Indivíduos dessa espécie toleram temperaturas máximas entre 20 e 25 ºC.
Outros bioindicadores da qualidade da água que vivem em águas de boa qualidade são os plecópteros, que possuem brânquias axilares e patas que parecem garras. Já os odonatas, ordem formada pelas libélulas, são seres que vivem em águas de qualidade razoável e possuem o corpo longo, fino e antenas.