Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório. Esses elementos possuem número atômico superior a 92, que é o número atômico do Urânio.
Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente, é a chamada síntese em laboratório. ... Cisurânicos: elementos sintéticos que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Promécio (Pm), Frâncio (Fr). Transurânicos: elementos com número atômico superior a 92.
Os elementos transurânicos apresentam número atômico superior ao número atômico do Urânio. A Tabela Periódica apresenta um total de 118 elementos químicos.
Eles são o promécio, o tecnécio, o astato e o frâncio. Elementos cisurânicos são todos os elementos artificiais que não apresentam número atômico menor que 92 (acima desse valor são os artificiais denominados transurânicos).
Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente.
A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio.
Os elementos transurânicos são todos artificiais e radioativos e apresentam número atômico maior que 92. Elementos químicos transurânicos são todos os elementos químicos que possuem o número atômico (ou seja, número de prótons no interior do núcleo) superior a 92.