Apresentam caudas curtas e orelhas pequenas e arredondadas. São excelentes nadadores. Medem, geralmente, entre 1 m e 2,8 m, com registro de indivíduos de uma subespécie, Ursus arctos (urso-pardo), medindo mais de 3 m. Os machos geralmente são maiores que as fêmeas.
Os ursos vivem nas Américas, na Europa e na Ásia. Eles são comumente encontrados em áreas de montanhas e florestas. O urso-negro vive apenas na América do Norte, enquanto o urso-pardo é encontrado na América do Norte, na Europa e na Ásia. O urso-negro-asiático e o urso-beiçudo vivem em algumas partes da Ásia.
O urso pardo ocorre em partes da Russia, Asia central, China, Canadá, Estados Unidos (principalmente o Alasca), Escandinávia e região dos Cárpatos (especialmente a Romênia), Anatólia e Cáucaso.
Existem oito espécies: urso-polar, urso-panda, urso-pardo, urso-negro americano, urso-negro asiático, urso-malaio, urso-beiçudo e o chamado urso-de-óculos. Antigamente, os pandas eram classificados como membros da família dos ra-cuns, mas passaram a integrar também a família dos Ursidae.
O urso polar é conhecido pelo seu tamanho exuberante e pelos brancos, os quais auxiliam na camuflagem no gelo no momento de caçar. ... Em relação ao tamanho do urso polar, o macho pode pesar até 800 kg e medir 2,50 metros, quando estiver na posição ereta. Já a fêmea, pode medir até 2 metros com peso de até 300 kg.
Natação: Os ursos polares são excelentes nadadores, além de fortes podem nadar por várias horas e percorrer longas distâncias. Há registros de ursos que nadaram continuamente por 100 km. Podem nadar a uma velocidade de natação de 10Km/h.
O urso de óculos é o único urso nativo da América do sul e é tecnicamente o maior carnívoro terrestre desta parte do continente, embora apenas 5% de sua dieta seja constituída de carne. ... Entre os animais terrestres nativos da América do sul, somente a anta de baird e a anta brasileira são maiores que esta espécie.
Resposta: Em meio ao cenário de derretimento dos blocos de gelo, são os ursos mais gordos que têm mais chances de sobrevivência, assim como as ursas fêmeas, que precisam de energia para o nascimento e amamentação. Não é de hoje que os pesquisadores sabem da importância do gelo para a sobrevivência dos ursos polares.
Urso Polar Este animal possui um pata enorme capaz de cortar a cabeça humana. Mesmo que seja um belo animal, não é inocente e sim consciente e pode atacar ao sinal de perigo. Com fome, o urso polar é assustador e imprevisível, podendo matar e comer humanos. Sua presença é comum no círculo Polar Ártico.
Os ursos pardos, assim como outros animais do Gênero Ursus, têm o corpo pesado, a cauda curta e garras não retráteis, apresentando-se bastante afiadas. O pelo é longo e espesso, e a cor varia entre branco, dourado e castanho-escuro.