O grupo Batixó tem como cantor e compositor, o Mestre Arnaldo. Ele começou sua carreira participando dos festivais musicais de Goiás, Brasília e São Paulo, desde o ano de 1974. Pesquisador do folclore regional, Mestre Arnaldo é um dos idealizadores do Grupo Batixó, nome que faz referência a um tipo de calango.
O calango costuma ter cauda longa e se alimenta principalmente de pequenos invertebrados, como gafanhotos, grilos, aranhas e cupins. Tem quatro patas e caminha rapidamente pelas superfícies, arrastando a barriga, sem se ferir.
insetos A lagartixa é insetívora, ou seja, alimenta-se de insetos, como baratas, besouros, formigas e mosquitos. Entretanto, algumas espécies também comem carne. É o caso, por exemplo, da lagartixa-leopardo que ingere pequenos roedores.
Não, é um mito popular errado pois a lagartixa doméstica não possui veneno e até hoje não foi encontrada nenhuma espécie de lagartixa ou lagarto que seja venenosa. Em geral, as lagartixas não oferecem nenhum risco aos seres humanos, pois são animais muito tímidos e costumam fugir quando tem um contato próximo.
Não, a lagartixa não tem veneno e não existe lagartixa venenosa. Como vimos, a lagartixa não morde e nem ataca seres humanos. Na realidade, a maior parte dos lagartos não são venenosos, apenas um número muito limitado deles de fato possuem veneno.
"Elas – assim como todos os lagartos do Brasil, não possuem veneno ou peçonha. Também não transmitem doenças e, ao se defender, costumam se fingir de mortas ou mordem, mas a mordida é insignificante e indolor", destaca Willianilson Pessoa, que ressalta o papel importante das espécies em ambientes urbanos.
Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical.
Quando a lagartixa escala uma superfície, essas almofadas se abrem, dando uma ótima aderência. Assim, ela consegue andar sobre paredes, tetos e vidraças. As patas das lagartixas permitem que elas escalem superfícies com facilidade. Seus dedos têm estruturas que lhes dão ótima aderência.
Compre insetos vivos — como grilos, larvas de inseto-da-farinha e larvas de mariposa — da pet shop local para alimentar a lagartixa de cinco a sete vezes na semana. Compre insetos compatíveis com o tamanho do seu animal. Comece servindo seis insetos e veja quantos deles a lagartixa come.
Lagartixas são excelentes no controle de pragas urbanas. Tendo-as em casa você talvez nem precise utilizar venenos, inseticidas ou contratar uma empresa de dedetização. E isso é ótimo! Sua casa ficará sem insetos, sem pragas e sem produtos químicos que podem prejudicar a saúde de sua família.