Apresentavam uma estrutura estatal rígida, formando um verdadeiro Império que era o centro de toda uma rede de influência política que se estendia por diversas regiões do atual México e descia pela América Central, dos quais os Astecas cobravam pesados impostos e pelos quais eram considerados como senhores cruéis.
México Localização. Os astecas viveram em uma região próxima do que hoje é a Cidade do México. O Império tinha Tenochtitlán como capital.
Conhecido como Tlacatecuhtli, o imperador era escolhido por um conselho de sacerdotes, sendo geralmente eleitos os da mesma família. A ele cabia o controle religioso, militar e político, constituindo um Estado teocrático e centralizado na figura do imperador.
Para os astecas, os sacrifícios humanos eram como alimento para os deuses. Os rituais asseguravam a existência da humanidade. Segundo relatos dos conquistadores espanhóis que destruíram o Tempo Mayor, as vítimas sacrificadas eram prisioneiros de guerra, em sua maioria.
Assim como os romanos, os astecas incorporavam à sua religião divindades dos povos que conquistavam. O povo asteca era politeísta, isto é, acreditavam em mais de um deus, e algumas divindades eram elementos naturais como a água, a terra, o fogo, o vento e a lua.
Cultura e arte inca A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.
Tenochtitlán tinha palácios deslumbrantes e templos no topo de pirâmides. Os astecas construíam aquedutos para o abastecimento de água e canais que permitiam o transporte pela cidade. O palácio do imperador Montezuma II ficava em Tenochtitlán. Acredita-se que essa construção tinha 300 cômodos.
Na região da Mesoamérica (que compreende o México e parte da América Central) e na região andina (atual Peru) desenvolveram-se três das maiores culturas pré-colombianas: os maias, incas e astecas.
A civilização maia se desenvolveu em uma área que abrange o sudeste do México, toda a Guatemala e Belize e as partes ocidentais de Honduras e El Salvador.