A inclusão, portanto, significa fazer parte, se sentir pertencente, ser compreendido em sua condição da vida e humanidade. É se sentir pertencente como pessoa humana, singular e ao mesmo tempo coletiva. Inclusão e proteção social estão intrinsecamente relacionadas aos direitos sociais.
Podemos citar, como principal meio de inclusão na atualidade, os grupos de convivência, que são espaços de inclusão social do idoso, promovendo sua participação, por meio de diversas atividades desenvolvidas, refletindo sobre o processo de envelhecimento, a qualidade de vida, e a valorização da própria vida (Kurz, & ...
No Brasil, a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/94) e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) fazem referência à educação. ... Uma das formas de inserir a população idosa na universidade é a "criação de universidade aberta para as pessoas idosas", que deve ser apoiada Poder Público, como estabelece o Art.
A exclusão dos idosos pela sociedade é visível em nosso cotidiano. Hoje ser velho se tornou sinônimo de fraqueza, doença, uma coisa inútil, incapaz de produzir bons frutos para a sociedade, sendo muitas vezes abandonados a espera da morte.
O apoio e incentivo da família também é essencial nesse momento. Incluir o idoso em redes sociais, por exemplo, pode promover momentos divertidos e união da família. Além disso, é essencial para a estima do familiar mais velho, já que vai estar inserido e atualizado.
O objetivo é promover gratuitamente o acesso às potencialidades da Internet às pessoas da terceira idade. Criado em 2001, a iniciativa já beneficiou mais de 4 mil pessoas. Sem dúvida, investir na inclusão digital para idosos é uma forma de fortalecer a cidadania e de promover mais qualidade de vida.
O programa Vida Saudável, na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, apresenta resultados que confirmam o sucesso das políticas públicas do Governo Federal voltadas à terceira idade.
O Estatuto prevê também que o poder público deve criar mecanismos para estimular a criação de programas para inclusão do idoso no mercado de trabalho, bem como criar programas de profissionalização para garantir que essas pessoas estejam preparadas para retornar ao mercado de trabalho.
- manter a mente ativa; - e oferecer diversão. É necessário ter cuidado com as ameaças nos ambientes virtuais. Como não possuem conhecimento dos métodos de crimes cibernéticos, os idosos, em alguns casos, acabam se tornando vulneráveis a golpes.