Para descascar aipim, ou mandioca, basta passar a faca em volta da raiz. Não importa se você chama de mandioca ou aipim, já que retirar a sua casca parece impossível de qualquer maneira. Isso porque ela é bem dura, fazendo com que pedaços se soltem sem que ela saia por completo de forma rápida e eficiente.
Como descascar mandioca em um truque simples e rápido Corte a mandioca em vários pedaços grandes. Em seguida, pegue um pedaço e faça um corte vertical profundo na casca. Feito o corte, com as mãos, puxe a casca a partir dele. Prontinho!
Presente em maior quantidade na casca do aipim, o cianeto pode se incorporar a ele no momento do corte da casca. Entretanto, o seu consumo cozido é totalmente seguro. A forma ideal de descascar o aipim é mergulhando-o em água.
Como fazer
Para amolecer a mandioca, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois da primeira fervura, a mandioca ficará macia.
Diferentemente da batata comum, da batata-doce e da mandioca, a mandioquinha possui uma casca muito fina e delicada, que estraga rapidamente em contato com água e umidade. Para remover a casca, basta raspar levemente com uma faquinha, assim você evita remover muita polpa. Se preferir, use um descascador de legumes.
No entanto, descascada e guardada numa vasilha com água na geladeira, conserva-se por mais tempo, assim como depois de cozida. Ela também pode ser congelada crua. Cozida em água, e também cozida e posteriormente frita.
Técnicos da Emater garantem que com adubação e podas certas a mandioca pode ficar até 4 anos na terra.