A ideia surgiu em 1994, quando um menino encontrou o empresário Luciano Hang no estacionamento de uma loja. Hang já contou a colunista de GZH Giane Guerra que a estátua "representa o liberalismo econômico e a liberdade do cidadão", fatores que, destacou, ele "sempre defendeu". ...
A estrutura de fibra de vidro, com 3,5 toneladas e mais de 20 metros de altura, caiu de cara no chão, sem ferir ninguém, a não ser o orgulho do dono da rede de varejo, Luciano Hang. Na queda, o ícone da idolatria de Hang por tudo que é americano também foi atravessado por um poste.
A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei) sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. Uma corrente quebrada encontra-se a sob pés.
A rede elétrica de alta tensão impossibilita a instalação do monumento. Segundo o diretor, na frente do prédio existem os postes que sustentam a rede elétrica que é dividida em duas fases. ... O curto espaço entre o prédio e a rede elétrica impede a colocação da Estátua da Liberdade.
O monumento havia sido derrubado pelo vento forte na última segunda-feira (24). Ninguém ficou ferido. A estátua, de 3,6 toneladas, 20 metros de altura e 10 metros de base, foi removida ainda pela manhã. Segundo a rede, os reparos foram feitos por uma empresa responsável pelos monumentos da Havan.
Todavia, o esqueleto não conseguiu resistir ao ciclone extratropical que varreu a região entre o domingo e a ultima segunda-feira. A queda produziu uma imagem impactante. Ao tombar para a frente, o monumento caiu sobre um poste da rede de energia elétrica, que acabou atravessando a estrutura.
A "Estátua da Liberdade" da Havan de Capão da Canoa, no Litoral Norte, caiu nesta segunda-feira (24) devido ao forte vento que atingiu o município. Ninguém ficou ferido no incidente. A loja fica na margem da Estrada do Mar, na entrada secundária da cidade.